Descrição
Apostila SEE SP 2023 Professor Educação Desenvolvimento Educacional Social
Cargo: Professor Educação Profissional Desenvolvimento Educacional Social
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: FGV
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$87,98 por R$43,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Conhecimentos Pedagógicos e Didáticos: O Professor de Educação Profissional Técnica como mediador do conhecimento, facilitador da aprendizagem e orientador da carreira dos estudantes; Pedagogia dos Multiletramentos; Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação; Educação Digital Escolar; Fundamentos Pedagógicos do Currículo Paulista; Metodologias ativas de aprendizagem; Estratégias de preparação de aula, Estrutura da Aula, Altas expectativas de comportamento e desempenho, Motivação e confiança do estudante, Memória de Longo Prazo e Memória de Trabalho.
Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Estatuto da Criança do Adolescente: (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, artigos 1º a 6º; 15 a 18-B; 60 a 69).
Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica: Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021 e outras legislações educacionais pertinentes à educação profissional elencadas no portal. Deliberação CEE 207/2022,que fixa Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional e Tecnológica no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo e Indicação CEE 215/2022.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1. Fundamentos da Educação: concepções e tendências pedagógicas contemporâneas; relações socioeconômicas e político-culturais da educação; educação em Direitos Humanos, democracia e cidadania; a função social da escola; inclusão educacional e respeito à diversidade. Didática e organização do ensino: saberes, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem; Novas tecnologias da informação e comunicação e suas contribuições com a prática pedagógica; Projeto político-pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino; Gestão escolar democrática e participativa; Educação Contemporânea; Finalidades da Educação Básica; Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino; Realidade Educacional Brasileira; Desafios Educacionais e Cidadania e Contribuição do Técnico em Educação Básica.
2. Pedagogia: Pensadores da Educação. Principais teorias modernas da Educação. Desenvolvimento da Educação. Processo do Trabalho Pedagógico Coletivo. Processo Construtivista de Escolarização; Competências e Saberes para a Educação e para o Ensinar. Saberes voltados para o desenvolvimento das dimensões cognitivas, afetivas, sociais e culturais. Escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização. A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais. Desenvolvimento da Inteligência. Estágios do desenvolvimento da aprendizagem. O processo de socialização. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Novas tecnologias da informação e comunicação e sua contribuição com a prática pedagógica. Ética no trabalho docente. O Currículo na perspectiva da inclusão, da diversidade e do direito à aprendizagem. Projeto Político Pedagógico e a estreita relação com o Plano de Ensino, o Plano de Aula e a gestão da sala de aula. A organização do trabalho pedagógico e a interdisciplinaridade. A avaliação da aprendizagem na perspectiva de um Currículo Inclusivo. A política da Educação Integral como garantia à formação humana e o desenvolvimento integral dos estudantes. A Educação Especial Inclusiva: possibilidades e desafios. Gestão Democrática e Participativa e as relações com a comunidade escolar (Colegiado Escolar, Conselho de Classe, Reunião Pedagógica, Reunião de Pais). A avaliação interna e externa no espaço escolar e a aprendizagem. Diário Escolar Digital. Técnicas de alfabetização. Base Nacional Comum Curricular. Pensamento matemático, linguagens, interpretação produção textual,
3. Educação Infantil, Alfabetização, Anos Iniciais e Ensino Fundamental: Fases do Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil e sua Estruturação; Campos de Experiências – Referencial da BNCC; Conceitos de Aprendizagem na Educação Infantil; Alfabetizações e Leitura de Mundo e Exploração dos Espaços Escolares; Aproximação ao Processo de Alfabetização; Sequências Didáticas; Modelo de Sequência Didática; Análise Crítica da Produção dos Grupos e Material de Apoio à Alfabetização – Recursos Físicos e Digitais. Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Alfabetização e Realidade Nacional; Alfabetização em Língua Materna, Letramento, Competência Leitora; Matemática – Alfabetização e Letramento; Alfabetização Científica – o Ensino de Ciências; Ensino de Geografia e Ensino de História.
Apostila SEE SP 2023 Professor Desenvolvimento Educacional Social