Descrição
Apostila SEED RR 2021 Professor de Educação Língua Inglesa
Cargo: Professor de Educação Básica Língua Inglesa
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Superior
Edital: IBFC
Não é só uma apostila!
Compre sua apostila com provas anteriores gabaritadas.
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Língua Portuguesa:
1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual. 3. Ortografia oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Sintaxe da oração e do período. 8. Emprego dos sinais de Pontuação. 9. Concordância nominal e verbal. 10. Regência nominal e verbal. 11. Significação das palavras. 12. Redação de correspondências oficiais. Coexistência das regras ortográficas atuais com o Novo Acordo Ortográfico. 13. Reescritura de frase. 14. Função social da linguagem. 15. Relação entre a linguagem verbal e as outras linguagens. 16. Variação linguística. 17. Mecanismos de organização textual: coesão e coerência. 18. Semântica. 19. Figuras de linguagem.
Didática:
1. Evolução histórica da Didática: conceitos, influências e tendências; 2. Teóricos da Didática 3. A Didática e suas relações com a história da Pedagogia; 4. A Didática nos anos de 1990: princípios e proposições; 5. O professor como investigador na ação didática; 6. A relação teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem escolar; 7. A Didática nos diferentes níveis de ensino; 8. Interdisciplinaridade; transdisciplinaridade e multidisciplinaridade; 9. O Ensino e o desenvolvimento de competências; 10. Componentes básicos do plano de aula e a rotina da sala de aula; 11. Avaliação da Aprendizagem: tipos e instrumentos de avaliação; 12. Concepções da avaliação da aprendizagem escolar: diagnóstica, emancipatória, processual, punitiva, classificatória.
Psicologia da Educação:
1. A importância da Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem para o processo de ensinoaprendizagem em diferentes contextos educacionais; 2. Contribuições da Psicologia da Educação para a formação de professores de diferentes campos disciplinares; 3. A importância da linguagem nos processos de desenvolvimento e aprendizagem; 4. A relação professor/aluno na interface entre Psicologia e Educação presencial e semipresencial; 5. O funcionamento dos mecanismos de aprendizagem em crianças e adultos; 6. A eficácia das estratégias educacionais; 7. O funcionamento da própria escola enquanto organização; 8. Desenvolvimento psicológico humano e aprendizagem escolar;
Legislação:
1. Lei Complementar nº 041/2001 – Dispõe sobre o Sistema Estadual de Educação do Estado de Roraima e dá outras providências. 2. Lei Complementar nº 053/2001, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Roraima. 3. Lei nº 892/2013 e suas alterações que dispõe sobre a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos Servidores da Educação Básica do Estado de Roraima (PCCREB) e dá outras providências. 4. Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente: Título I – Das Disposições Preliminares. Capítulo II – Do Direito à liberdade, ao respeito e à Dignidade. Capítulo IV – Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte a ao Lazer, com respectivas atualizações. 5. Lei Federal nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Artigos 2º, 3º, 4º, 10º, 12º, 13º, 14º, 17º, 21º, 22º, 58º, 59º, 61º. 6. Resolução CNE/CP 2/2017. Diário Oficial da União, Brasília, 22 de dezembro de 2017, Seção 1, pp. 41 a 44, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. 7. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental e Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017: competências gerais, marcos legais, fundamentos pedagógicos e o Ensino Fundamental e Médio no contexto da Educação Básica. 8. Resolução nº 04/10 CNE/CEB – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; 9. Resolução nº 04/09 – CNE/CEB – Institui Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Especial. 10. Resolução nº 03/10 – CNE/CEB – Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 11. Resolução nº 01/04 – CNE/CP – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. 12. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 13. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 14. Decreto nº 7.611/2011 – Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. 15. Lei nº 13.146/2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 16. Decreto Federal n° 6949/2009 – Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência – “Promulga a Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007”.
Noções de Informática:
1. Internet e Aplicativos. 2. Correios Eletrônicos. 3. Extensão de Arquivo. 4. Teclas de Atalho. 5. Redes sociais. 6. Computação na nuvem. 7. Noções de sistema operacional (ambiente Windows). 8. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office). 9. Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e Intranet. 10. Programas de navegação. 11. Sítios de busca e pesquisa na Internet. 12. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 13. Segurança da informação: procedimentos de segurança.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
1. Leitura e compreensão de textos em Língua Inglesa considerando os diversos gêneros textuais. 2. Tendências pedagógicas do ensino de Língua Inglesa: abordagem da linguagem sob novos enfoques; 3. Uso e domínio das estratégias de leitura (skimming, scanning, prediction e outras). 4. Compreensão geral do texto. 5. Reconhecimento de informações específicas. 6. Inferência e predição. 7. Palavras cognatas e falsos cognatos, entre outros. 8. Vocabulário. 9. Domínio de vocabulário compatível com a interpretação de texto, dentro do conteúdo exigido. 10. Aspectos linguísticos e gramaticais. 11. Pronomes: reflexivos, indefinidos, relativos, interrogativos, demonstrativos, possessivos. 12. Substantivos: contáveis e incontáveis, gênero, singular e plural, caso genitivo. 13. Presente simples. 14. Presente progressive. 15. Passado simples. 16. Passado progressive. 17. Presente perfeito. 18. Passado perfeito. 19. Tempos futuros. 20. Preposições. 21. Comparativo. 22. Superlativo.
Apostila SEED RR 2021 Professor de Educação Língua Inglesa