Descrição
Apostila SEED RR 2021 Professor Educação Língua Espanhola
Cargo: Professor de Educação Básica Língua Espanhola
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Superior
Edital: IBFC
Não é só uma apostila!
Compre sua apostila com provas anteriores gabaritadas.
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Língua Portuguesa:
1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual. 3. Ortografia oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Sintaxe da oração e do período. 8. Emprego dos sinais de Pontuação. 9. Concordância nominal e verbal. 10. Regência nominal e verbal. 11. Significação das palavras. 12. Redação de correspondências oficiais. Coexistência das regras ortográficas atuais com o Novo Acordo Ortográfico. 13. Reescritura de frase. 14. Função social da linguagem. 15. Relação entre a linguagem verbal e as outras linguagens. 16. Variação linguística. 17. Mecanismos de organização textual: coesão e coerência. 18. Semântica. 19. Figuras de linguagem.
Didática:
1. Evolução histórica da Didática: conceitos, influências e tendências; 2. Teóricos da Didática 3. A Didática e suas relações com a história da Pedagogia; 4. A Didática nos anos de 1990: princípios e proposições; 5. O professor como investigador na ação didática; 6. A relação teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem escolar; 7. A Didática nos diferentes níveis de ensino; 8. Interdisciplinaridade; transdisciplinaridade e multidisciplinaridade; 9. O Ensino e o desenvolvimento de competências; 10. Componentes básicos do plano de aula e a rotina da sala de aula; 11. Avaliação da Aprendizagem: tipos e instrumentos de avaliação; 12. Concepções da avaliação da aprendizagem escolar: diagnóstica, emancipatória, processual, punitiva, classificatória.
Psicologia da Educação:
1. A importância da Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem para o processo de ensinoaprendizagem em diferentes contextos educacionais; 2. Contribuições da Psicologia da Educação para a formação de professores de diferentes campos disciplinares; 3. A importância da linguagem nos processos de desenvolvimento e aprendizagem; 4. A relação professor/aluno na interface entre Psicologia e Educação presencial e semipresencial; 5. O funcionamento dos mecanismos de aprendizagem em crianças e adultos; 6. A eficácia das estratégias educacionais; 7. O funcionamento da própria escola enquanto organização; 8. Desenvolvimento psicológico humano e aprendizagem escolar;
Legislação:
1. Lei Complementar nº 041/2001 – Dispõe sobre o Sistema Estadual de Educação do Estado de Roraima e dá outras providências. 2. Lei Complementar nº 053/2001, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Roraima. 3. Lei nº 892/2013 e suas alterações que dispõe sobre a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos Servidores da Educação Básica do Estado de Roraima (PCCREB) e dá outras providências. 4. Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente: Título I – Das Disposições Preliminares. Capítulo II – Do Direito à liberdade, ao respeito e à Dignidade. Capítulo IV – Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte a ao Lazer, com respectivas atualizações. 5. Lei Federal nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Artigos 2º, 3º, 4º, 10º, 12º, 13º, 14º, 17º, 21º, 22º, 58º, 59º, 61º. 6. Resolução CNE/CP 2/2017. Diário Oficial da União, Brasília, 22 de dezembro de 2017, Seção 1, pp. 41 a 44, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. 7. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental e Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017: competências gerais, marcos legais, fundamentos pedagógicos e o Ensino Fundamental e Médio no contexto da Educação Básica. 8. Resolução nº 04/10 CNE/CEB – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; 9. Resolução nº 04/09 – CNE/CEB – Institui Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Especial. 10. Resolução nº 03/10 – CNE/CEB – Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 11. Resolução nº 01/04 – CNE/CP – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. 12. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 13. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 14. Decreto nº 7.611/2011 – Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. 15. Lei nº 13.146/2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 16. Decreto Federal n° 6949/2009 – Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência – “Promulga a Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007”.
Noções de Informática:
1. Internet e Aplicativos. 2. Correios Eletrônicos. 3. Extensão de Arquivo. 4. Teclas de Atalho. 5. Redes sociais. 6. Computação na nuvem. 7. Noções de sistema operacional (ambiente Windows). 8. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office). 9. Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e Intranet. 10. Programas de navegação. 11. Sítios de busca e pesquisa na Internet. 12. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 13. Segurança da informação: procedimentos de segurança.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
1. Morfologia: el artículo. 2. El nombre: género, heterotonicos y heterosemanticos en comparación al português, número. 3. El adjetivo: género, número, formas apocopadas, grados de comparación. 4. El pronombre: personal, demostrativo, posesivo, indefinido, relativo. 5. El verbo: conjugación (verbos regulares e irregulares), formas no personales, formas personales (uso de los diferentes tiempos y modos), perífrasis verbales, forma pasiva. 6. El adverbio: formas apocopadas; la preposición; La conjunción. 7. Silabeo. 8. Acentuación. 9. Heterotónicos y heterosemánticos en relación al portugués. 10. Sintaxis: oraciones compuestas: cordinadas, subordinadas; el estilo indirecto. 11. Interpretación de textos. 12. Atividades relacionadas al proceso de la enseñaza y del apredizaje de español.
Apostila SEED RR 2021 Professor Educação Língua Espanhola