Descrição
Apostila Seletivo SEE DF 2021 Professor Substituto História
Cargo: Professor Substituto História
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Superior
Banca: Instituto Quadrix
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$77,98 por R$38,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Língua Portuguesa:
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Domínio da ortografia oficial. 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 4 Domínio da estrutura morfossintática do período. 4.1 Emprego das classes de palavras. 4.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 4.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 4.4 Emprego dos sinais de pontuação. 4.5 Concordância verbal e nominal. 4.6 Regência verbal e nominal. 4.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 4.8 Colocação dos pronomes átonos. 5 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 5.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.5.2 Emprego de tempos e modos verbais. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
Raciocínio Lógico:
1Lei Orgânica do Distrito Federal: 1.1 Título I -Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. 1.2 Título II -Da Organização do Distrito Federal. 1.3 Título III -Da Organização dos Poderes. 1.4 Título VI -Da OrdemSocial e do meio ambiente. 2Lei Complementar Distrital nº 840/:2.1 Título V -Dos Deveres. 2.2 Título VI -Do Regime Disciplinar. 2.3 Título VII -Dos Processos de Apuração de Infração Disciplinar. 3Lei nº 8.069/1990 (dispõe sobre o Estatuto da Criançae do Adolescente e dá outras providências):3.1 Título II -Dos Direitos Fundamentais: Capítulo I -Do Direito à Vida e à Saúde. Capítulo II -Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade. Capítulo III -Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Capítulo IV -Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer. 3.2 Título IV -Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável. 3.3 Título V -Do Conselho Tutelar. Capítulo I -Disposições Gerais. Capítulo II –Das Atribuições do Conselho. Capítulo III -Da Competência. Capítulo IV -Da Escolha dos Conselheiros. Capítulo V -Dos Impedimentos. 4Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência): 4.1 Capítulo IV –Do Direito à Educação.
Atualidades:
Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).
Tecnologias Educacionais:
Ferramentas de colaboração, comunicação, gerenciamento de salas virtuais e de organização do Google Classroome do Google Meet.
Conhecimentos Complementares:
Bases Legais e Temas da Educação Nacional e Distrital:
1 Constituição Federal, Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto, Seção I Da Educação. 2 Lei nº 9.394/1996 (Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 3 Resolução nº 1/2012-CEDF. 4 Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. 5 Políticas Públicas para a Educação Básica. 6 Gestão Democrática. 7 Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). 8 Plano Distrital de Educação (PDE 2015-2024). 9 Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 10 Currículo em Movimento da Educação Básica -Pressupostos Teóricos. 11 Diretrizes de avaliação educacional: aprendizagem, institucional e em larga escala. 12 Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Temas Educacionais e Pedagógicos:
1 Planejamento e organização do trabalho pedagógico. 1.1 Processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. 1.2 Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. 1.3 Planejamento escolar: planos da escola, do ensino e da aula. 2 Currículo: do proposto à prática. 3 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. 4 Educação a Distância. 5 Educação para a Diversidade, Cidadania e Educação em e para os Direitos Humanos. 6. Educação de Jovens e Adultos.7 Educação Integral. 8 Educação do Campo. 9 Educação Ambiental. 10 Fundamentos legais da Educação Especial/Inclusiva e o papel do professor. 11 Educação/sociedade e prática escolar. 12 Tendências pedagógicas na prática escolar. 13 Didática e prática histórico-cultural. 14 A didática na formação do professor. 15 Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. 16 Coordenação Pedagógica. 16.1 Coordenação Pedagógica como espaço de formação continuada. 17 Processo de ensino-aprendizagem. 18 Relação professor/aluno. 19 Compromisso social e ético do professor. 20 Componentes do processo de ensino: objetivos; conteúdos; métodos; estratégias pedagógicas e meios. 21 Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento. 22 Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. 23 O papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. 23.1 Função histórico-cultural da escola. 23.2 Escola: comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. 24 Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. 25 Pedagogia histórico-crítica. 26 Defasagem escolar
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
1 Ensino de história: saber histórico escolar; seleção e organização de conteúdos históricos; metodologias do ensino de história; e trabalho com documentos e diferentes linguagens noensino de história. 2 Conhecimento histórico contemporâneo: saber histórico e historiografia; e história e temporalidade. 3 História do Brasil e a construção de identidades: historiografia brasileira e a história do Brasil; e história brasileira (daocupação indígena ao mundo contemporâneo). 4 História da América e suas identidades: lutas sociais e identidades sociais, culturais e nacionais. 5 História do mundo ocidental: legados culturais da Antiguidade Clássica, convívios e confrontos entre povos e culturas na Europa medieval. 6 História africana e suas relações com a Europa e a América. 7 Metodologia de ensino da história: organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula; organização didático-pedagógica e o ensino integrado da históriadiante das exigências metodológicas de ensino-aprendizagem. 7.1 Ensino globalizado e formação da cidadania. 8 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. 9 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 10 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 11 Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Fundamental Anos Finais; Ensino Médio; e Educação de Jovens e Adultos. 12 Diretrizes pedagógicas para a organização escolar do 3º ciclo para as aprendizagens. 13 Diretrizes para a organização do trabalho pedagógico na semestralidade: ensino médio. 14 Diretrizes operacionais da educação de jovens e adultos. 15 Orientações Pedagógicas da Integração da Educação Profissional com o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos
Apostila Seletivo SEE DF 2021 Professor Substituto História