Descrição
Apostila Seletivo SEED PR 2022 Professor Língua Portuguesa
Cargo: Professor de Língua Portuguesa
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: Instituto CONSULPLAN
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas:1365
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$75,98 por R$37,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Língua Portuguesa:
Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Compreensão de textos digitais e multimodais; Domínio da ortografia e gramática oficial; Emprego dos sinais de pontuação; Emprego de crase; regência nominal e verbal; Uso dos sinais de pontuação e outras notações; Concordância verbal e nominal; Reconhecimento de formas linguageiras em circulação na internet.
Estatuto da Criança e do Adolescente:
ECA – Art. 56, 232, 245 e 249.
Conhecimentos Didáticos:
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR: plano de aula, relação entre o planejamento da aula e o atendimento dos objetivos de aprendizagens, relação entre o desenvolvimento das competências gerais e específicas e as estratégias/metodologias utilizadas pelo professor e a avaliação.
A METODOLOGIA VIABILIZANDO A APRENDIZAGEM: as estratégias de ensino, sua correlação com os recursos didáticos; observação de sala de aula: estratégias de construção de parceria com o pedagogo; a importância das Metodologias Ativas; tecnologias digitais como ferramenta para o desenvolvimento de aulas síncronas e assíncronas.
A GESTÃO DE SALA DE AULA: a importância do Tripé (Organização da Coletividade, Cuidado com as Relações Interpessoais e Mediação do Conhecimento); O conhecimento e o desenvolvimento das competências e habilidades; estratégias de gestão do tempo e da aprendizagem; a importância do clima escolar para a construção do respeito e de um ambiente acolhedor para a formação do jovem.
A AVALIAÇÃO E A RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM: avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação somativa; recuperação de estudos e reavaliação; critérios, instrumentos e intencionalidade da avaliação escolar.
O ACOMPANHAMENTO AO ESTUDANTE COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: estratégias direcionadas, o desenvolvimento cognitivo e emocional da aprendizagem, a importância da integração entre o professor regente e os profissionais de apoio ao estudante com deficiência.
DOCUMENTOS CURRICULARES DO PARANÁ E SEU QUADRO ORGANIZADOR.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: Ferramentas de colaboração, comunicação, gerenciamento de salas virtuais e de organização do Google Classroom e Google Meet.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. Leitura e interpretação textual. 1.1. Identificação de formas distintas de diferentes linguagens. 1.1.2. Consideração da percepção, do imaginário, da capacidade de simbolizar e do repertório imagético, corporal e sonoro em diferentes textos. 2. Análise discursiva. 2.1. Tipologia discursiva. 2.1.2. Constituição, Formulação e Circulação de diferentes discursos. 2.1.3. Condições de produção, ideologia e memória discursiva. 2.2. Relações entre textos. 3. Funções da Linguagem: 3.1 Categorização e identificação das diferentes funções da linguagem (emotiva, referencial, conativa, fática, poética, metalinguística); 3.1.1 Análise e comparação das funções das diferentes linguagens; 3.2 Significados e simbologia nos textos. 4. Linguística Textual: 4.1 Coesão e coerência; 4.2 Progressão textual; 4.2.1 Pronominalização, seleção de artigo, ordem das palavras, relação tema/tópico; 4.3 Concordância verbal e nominal. 4.4 Regência verbal. 5. Teoria Literária: 5.1 Argumentação filosófica e científica acerca do texto literário; 5.2 Narratologia; 5.2.1 Elementos essenciais da narrativa, suas características e funções; 5.2.2 Diferenciação entre conflito gerador da narrativa, clímax do enredo e conflito do personagem; 5.3 Estilística; 5.3.1 Caracterização de estilos de época e estilos autorais; 5.4 Estética; 5.5 Função social da literatura. 6. Poética: 6.1 Processos de formulação poética: versificação, estrofação, ritmo rítmico, métrica. 6.1.1 Diferentes tipos poéticos de acordo com as condições de produção. 7. Gêneros textuais: 7.1 Identificação de características condicionais aos textos de diferentes gêneros; 7.2 Estruturas textuais e discursos em diferentes contextos; 7.3 Dialogismo. 8. Fonética e Fonologia: 8.1 Tonicidade; 8.1.1 Sílaba tônica e átona; 8.2 Acentuação. 8.2.1 Relações entre tonicidade e acentuação. 8.2.2 Classificação das palavras conforme as regras de acentuação. 9. Ortografia oficial: 9.1 Efeitos de sentido produzidos pela equivocidade ortográfica. 9.1.1 Uso das linguagens de acordo com suas condições de produção e recepção social, de modo a discutir finalidade, função, funcionamento e apropriação da norma ortográfica. 10. Morfossintaxe: 10.1 Sintaxe de acordo com a norma padrão; 10.1.1 Efeitos de sentido produzidos pela morfossintaxe e pontuação no texto; 10.2 Processos de formação de palavras; 10.3 Semântica; 10.3.1 Efeitos de sentido de acordo com relações semânticas das palavras.
Apostila Seletivo SEED PR 2022 Professor Língua Portuguesa