Descrição
Apostila Supervisor Físico Bacuri MA 2024
- Informações sobre o concurso da Prefeitura de Bacuri MA 2024
- Nível: Fundamental / Médio / Superior
- Vagas: 194 + CR
- Inscrições Até: 09/10/2024
- Salário Até: R$ 9.000,00
- Taxa de Inscrição: R$ 80,00 A R$ 105,00
- Data da Prova: 03/11/2024
- Banca Organizadora: Instituto JK
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura de Itaguara MG 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; 2. Tipologia textual; 3. Domínio da ortografia oficial; 4. Domínio dos mecanismos de coerência e coesão; 5. Emprego e reconhecimento das Classes de palavras; 6. Orações Coordenadas e Subordinadas 7. Sinais de pontuação 8. Emprego do sinal indicativo de crase 9. Concordância Verbal e Nominal 10. Regência nominal e verbal; 11. Sintaxe da oração e do período; 12. Termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; 13. Regras de acentuação; Pontuação; 14. Figuras e vícios de linguagem; 15. Figuras de pensamento; 16. Emprego e Significação das palavras.
Conhecimentos Pedagógicos: 1. Teorias da Educação 1.1 Principais teorias e pensadores da educação (Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, etc.) 1.2 Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem 2. Didática e Metodologia de Ensino 2.1 Planejamento e organização do ensino 2.2 Estratégias e técnicas de ensino 2.3 Avaliação da aprendizagem 2.4 Projeto político-pedagógico (PPP) 3. Legislação Educacional 3.1 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 3.2 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) 3.3 Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) 3.4 Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) 3.5 Plano Nacional de Educação (PNE) 4. Currículo e Programas Educacionais 4.1 Concepções de currículo 4.2 Construção e implementação de currículos 4.3 Inclusão e diversidade no currículo escolar 5. Psicologia da Educação 5.1 Psicologia do desenvolvimento 5.2 Psicologia da aprendizagem 5.3 Motivação e suas implicações na aprendizagem 6. Tecnologias na Educação 6.1 Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino 6.2 Ambientes virtuais de aprendizagem 6.3 Recursos educacionais digitais 7. Gestão Escolar 7.1 Organização e gestão da escola 7.2 Liderança e gestão de pessoas 7.3 Planejamento e avaliação institucional 8. Educação Inclusiva 8.1 Políticas e práticas de inclusão escolar 8.2 Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE) 8.3 Acessibilidade e adaptações curriculares 8.4 Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência. 8.5 Formação e Valorização do Professor. 8.6 Gestão democrática da Educação. 8.7 Evolução Histórica da Educação Brasileira. 8.8 Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Reflexão crítica sobre a Supervisão Pedagógica; Relação entre Supervisor Pedagógico X Professores; A postura ética na ação educacional do profissional de Supervisão Escolar; Fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem; A integração do trabalho do supervisor escolar com os demais profissionais envolvidos no sistema: a participação do profissional no aperfeiçoamento das equipes escolares; As concepções de aprendizagem e as práticas pedagógicas; Organização e orientação do processo ensino-aprendizagem; Desenvolvimento e aprendizagem: as contribuições de Piaget e de Vygotsky; Planejamento como instrumento das práxis pedagógica: níveis de planejamento; Plano de ensinoaprendizagem: estrutura, seleção, criação, organização dos conteúdos e da metodologia; Relação professor aluno. Os grupos sociais na escola: integração, controle e disciplina; Projeto Educativo: conceito e metodologia de elaboração; Avaliação escolar: finalidade, avaliação x concepção de educação; A didática em diferentes correntes pedagógicas; O professor como sujeito histórico de transformação; A construção do conhecimento x postura do professor; Princípios e fundamentos dos parâmetros curriculares nacionais: objetivos gerais do ensino fundamental, avaliação e orientações didáticas; Gestão democrática da escola como fator de melhoria da qualidade de ensino; A elaboração do currículo e as concepções curriculares; Ética profissional. A democratização da escola: autonomia, autogestão, participação e cidadania; Políticas Educacionais Brasileiras para a Educação Básica; A Legislação Federal e os PCNs. Currículo como construção sócio histórica; Planejamento, execução e avaliação das ações na escola; Acompanhamento do trabalho pedagógico e da avaliação dos alunos; O Cotidiano Escolar: o educador, o educando e suas relações; Direito à educação constituído na legislação brasileira. A identidade profissional do especialista em educação; A ação do pedagogo e o projeto político – pedagógico da escola; As concepções de aprendizagem, currículo e avaliação no contexto escolar; Pedagogia da inclusão; A importância do especialista em educação nos órgãos colegiados; O processo pedagógico: planejamento, desenvolvimento e avaliação; LDB nº 9394/96 de 20/12/1996; Diretrizes Curriculares Nacionais e suas legislações; Resolução CNE/CP Nº 1 de 15/05/2006 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia.