Descrição
Apostila Supervisor Pedagógico FUNCABES SP 2024
- Informações sobre o concurso da FUNCABES SP 2024
- Nível: Médio / Superior
- Vagas: 611
- Inscrições Até: 30/10/2024
- Salário Até: R$ 4.619,34
- Taxa de Inscrição: R$ 35,00 A R$ 65,00
- Data da Prova: 24/11/2024
- Banca Organizadora: EPTS
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Fundação Caixa Beneficente dos Servidores da Universidade de Taubaté – FUNCABES SP 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Entendimento e interpretação de texto 2. Ortografia 3. Acentuação 4. Encontros vocálicos 5. Dígrafos 6. Notações léxicas 7. Processos de formação de palavras 8. Classificação e flexão das palavras 9. Concordância nominal 10. Concordância verbal 11. Regência nominal 12. Regência verbal 13. Crase 14. Por que, por que, porquê e porque 15. Colocação dos pronomes oblíquos átonos 16. Sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos 17. Sentido próprio e sentido figurado 18. Denotação e conotação.
Raciocínio Lógico e Matemático: 1. Os conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais). Conceito, operações e propriedades; 2. Razão e proporção. Grandezas diretas e inversamente proporcionais. Porcentagem; 3. Fatoração, produtos notáveis e resolução de equações algébricas; 4. Equações de 1º e 2 º graus: resolução e problemas; 5. Matemática financeira: juros simples e compostos; 6. Funções afim, quadráticas, modulares, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas: operação, análise e representação gráfica, equações e inequações; 7. Sequências, progressão aritmética e progressão geométrica; 8. Geometria plana: triângulos e proporcionalidade; circunferência, círculo e cálculo de áreas; 9. Trigonometria no triângulo retângulo e trigonometria circular; 10. Resolução de triângulos quaisquer: lei dos senos e dos cossenos; 11. Matrizes, determinantes e sistemas lineares; 12. Análise combinatória e probabilidade; 13. Estatística: análise e interpretação de informações expressas em gráficos e tabelas, cálculo de medidas de tendência central; 14. Geometria espacial métrica. Prismas, pirâmides, cilindros, cones e respectivos troncos, superfície esférica, esfera e partes da esfera: cálculo de áreas e volumes; 15. Geometria analítica no plano cartesiano; 16. Polinômios e equações polinomiais. 17. Raciocínio lógico.
Atualidades: Serão elaboradas questões sobre conhecimentos gerais, constantes nos diversos veículos de mídia (divulgados em TV, revistas, jornais e sites de notícias) versando sobre segurança pública, política nacional e internacional, economia, saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Organização e objetivos do Programa de Ensino Integral 2. Processos de avaliação e monitoramento em Programas de Ensino Integral 3. Ensino Integral e suas relações com o currículo da escola básica 4. Organização dos conhecimentos escolares por projetos de trabalho 5. Planejamento, organização e acompanhamento de trabalho em equipe 6. Metodologias ativas como prática pedagógica 7. Ciência dos dados educacionais 8. Metodologias analíticas: estratégias de coleta, análise e socialização de dados educacionais 9. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 10. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica 11. Base Nacional Comum Curricular 12. Decreto nº 14.052 de 05 de junho de 2013 que torna obrigatória a implementação do Programa de Ensino Aluno em Tempo Integral nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências 13. Decreto nº 13.671, de 16 de outubro de 2015. Dispõe sobre o cumprimento do Currículo do Ensino Integral nas Escolas da Rede Municipal de Taubaté 14. Decreto nº 13.034, de 05 de junho de 2013. Torna obrigatória a implementação do Programa de Ensino Aluno em Tempo Integral nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências.