Descrição
Apostila Concurso Técnico em Assuntos Educacionais UFPB 2024
- Informações sobre o Concurso da UFPB 2024
- Nível: MÉDIO / SUPERIOR
- Vagas: 116
- Inscrições Até: 17/12/2024
- Salário Até: R$ 4.556,92
- Taxa de Inscrição: R$ 110,00 A R$ 140,00
- Data da Prova: 09/02/2025
- Banca Organizadora: IBFC
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
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Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e Interpretação de Textos. 2. Tipologia e Gêneros Textuais. 3. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. 4. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; Classes gramaticais (conceito, classificação e emprego). 5. Sintaxe: Frase, oração e período; Termos da oração; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Colocação dos pronomes átonos; Crase: regras de uso e casos facultativos. 6. Semântica: Sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos; Polissemia; Denotação e conotação; Figuras de linguagem. 7. Ortografia: acordo ortográfico; Uso de letras maiúsculas e minúsculas; Regras de acentuação gráfica; Emprego do hífen. 8. Pontuação: Uso correto dos sinais de pontuação. 9. Redação Oficial: Tipos de documentos oficiais.
Raciocínio Lógico e Matemático: 1. Noções de Lógica. 2. Diagramas Lógicos: conjuntos e elementos. 3. Lógica da argumentação. 4. Tipos de raciocínio. 5. Conectivos Lógicos. 6. Proposições lógicas simples e compostas. 7. Elementos de teoria dos conjuntos, análise combinatória e probabilidade. 8. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas.
Noções de Informática: 1. Conceitos e Fundamentos Básicos de Informática. 2. Conhecimento e Utilização dos principais Softwares Utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus). 3. Identificação e manipulação de arquivos. 4. Backup de arquivos. 5. Conceitos básicos de Hardware (Placa mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs). 6. Periféricos de computadores. 7. Ambientes operacionais: utilização dos sistemas operacionais Windows 7 e Windows 10. 8. Utilização de ferramentas de texto, planilha e apresentação do pacote Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint). 9. Utilização de ferramentas de texto, planilha e apresentação do pacote LibreOffice (Writer, Calc e Impress). 10. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, busca e pesquisa na Web, mecanismos de busca na Web. 11. Navegadores de internet: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome. 12. Segurança na internet; vírus de computadores; Spyware; Malware; Phishing e Spam. 13. Transferência de arquivos pela internet.
Legislação: 1. Lei nº 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis Federais). 2. Lei nº 9.784/1999 (Processo administrativo). 3. Lei nº 8.429/1992 (Improbidade Administrativa). 4. Lei n° 8.027/1990 e Decreto 1.171/1994 (Código de Ética dos Servidores Públicos). 5. Lei 11.091/2005 (PCCTAE dos IFE). 6. Noções de Direito Constitucional: Dos Princípios Fundamentais, dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, dos Direitos Sociais, da Administração Pública.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Legislação e políticas educacionais no Brasil. 2. Concepções e tendências pedagógicas. 3. Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação. 4. Políticas públicas inclusivas de educação. 5. Projeto Político-Pedagógico. 6. Avaliação institucional e avaliação da aprendizagem. 7. Currículo e planejamento. 8. Diversidade cultural e inclusão social. 9. Gestão democrática. 10. Pressupostos teóricos e legais da Educação profissional. 11. Organização e planejamento do trabalho pedagógico. 12. A Educação Superior no Brasil: modelos e estrutura. A Universidade no Século XXI. A Educação Superior e o Plano Nacional de Educação. 13. Gestão Pedagógica do Ensino Superior. 14. O Ensino, a aprendizagem e a formação profissional na Educação Superior. 15. Organização didático-pedagógica da formação profissional na Universidade. 16. Categorias da didática: objetivos, conteúdos, métodos ou estratégias de ensino, recursos didáticos, avaliação da aprendizagem no ensino superior. 17. A formação de Competências e Habilidades profissionais. 18. A formação de atitudes e valores na Universidade. 19. As contribuições Cognitivistas de J. Bruner e de J. Piaget e a Histórico-Cultural de L. S. Vygotsky. D. Ausubel, aprendizagem significativa e aprendizagem colaborativa. 20. Metacognição. 21. O uso de situações problemas e problemas na formação Profissional. 22. Projetos de ensino e de aprendizagem. 23. Planejamento do ensino e da aprendizagem. 24. O estágio na formação profissional. 25. A comunicação pedagógica. 26. Novas Tecnologias da Informação e das Comunicações na formação Profissional universitária e nas atividades do técnico em assuntos educacionais. 27. Educação a distância. 28. Inclusão social e atenção a pessoas com deficiências e altas habilidades cognitivas. 29. O professor e à docência universitária. Saberes, profissionalização e a formação continuada do professor universitário: princípios, fundamentos e estratégias formativas. 30. A pesquisa, a reflexão e a crítica na formação continuada e no desenvolvimento profissional do professor universitário. 31. A formação e capacitação de servidores. 32. O uso da estatística na atividade profissional do técnico em assuntos educacionais. 33. A problemática da evasão na Universidade. 34. Leis e Decretos: Lei nº 9.394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; Lei nº 10.861/2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES; Lei nº 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências; Lei nº 13.146/2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência); Lei nº 12.711/2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências; Decreto nº 5.840/2006 – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA; Decreto nº 7.611/2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências; Decreto nº 9.057/2017. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; Decreto nº 10.645/2021. Dispõe sobre as Diretrizes, os objetivos e os eixos do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva; Decreto nº 7.824/2012. Regulamenta a Lei no 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio; Resolução nº 07/2017 – Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu; Resolução nº 01/2018 – Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização; Resolução CNE/CP nº 1/2021. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica; Portaria Normativa nº 21/2012 – Sistema de Seleção Unificada (SISU); Parecer nº 67 do CNE/CES. Estabelece um referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.