Descrição
Apostila TRT GO 2023 Técnico Judiciário Área Saúde Bucal
Cargo: Técnico Judiciário Área Saúde Bucal
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Médio
Banca: FCC
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$63,98 por R$31,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: Domínio da ortografia oficial. Emprego da acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação. Emprego do sinal indicativo de crase. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Morfossintaxe. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Figuras de linguagem. Discurso direto, indireto e indireto livre. Adequação da linguagem ao tipo de documento.
MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: Raciocínio Lógico: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas envolvendo regra de três simples, cálculos de porcentagem, acréscimos e descontos. Noções de Estatística: medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética simples e ponderada) e de dispersão (desvio médio, amplitude, variância, desvio padrão); leitura e interpretação de gráficos (histogramas, setores, infográficos) e tabelas.
LEGISLAÇÃO: Lei nº 8.112/1990 atualizada: Das Disposições Preliminares; Do Provimento, Da Vacância, Da Remoção, Da Redistribuição e Da Substituição; Dos Direitos e Vantagens: Do Vencimento e da Remuneração, Das Vantagens, Das Férias, Das Licenças e Dos Afastamentos; Do Regime Disciplinar: Dos Deveres, Das Proibições, Da Acumulação, Das Responsabilidades e Das Penalidades. Regimento Interno do TRT da 18ª Região (Aprovado pela Resolução Administrativa TRT18 nº 91, de 19 de agosto de 2019).
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários. Biossegurança. Bioética e Ética profissional. Trabalho em equipe. Sistema Único de Saúde. Educação para a saúde: processos educativos, técnicas e produção de materiais educativos. Metodologias de avaliação das condições de saúde bucal: inquérito epidemiológico, levantamento epidemiológico, levantamento de necessidades, risco de doenças bucais. Organização do ambiente de trabalho. Humanização na assistência. Ergonomia. Doenças relacionadas ao trabalho odontológico. Equipamentos odontológicos: conservação e manutenção. Prevenção e controle das doenças bucais. Uso de fluoretos na clínica e em ações coletivas. Técnicas de instrumentação. Materiais, medicamentos e instrumental odontológico: preparo, manipulação, acondicionamento, transporte e descarte. Técnica de vazamento de gesso. Princípios de radiologia odontológica. Cuidados odontológicos relacionados às fases do ciclo vital: criança, adolescente, adulto, idoso. Conhecimentos sobre gerenciamento de resíduos de acordo com a RDC/ANVISA nº 222/2018. Normas e resoluções do CFO.