Descrição
Apostila UFC 2022 Analista de Tecnologia da Informação
Cargo: Analista de Tecnologia da Informação
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Superior
Banca: Comissão Própria
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Língua Portuguesa:
Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Relações de coerência e de coesão. Polissemia; conotação; relações de sinonímia/antonímia; hiponímia/hiperonímia; homonímia/paronímia. Figuras de palavras, de pensamento e de construção. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação. Classes de palavras e suas flexões. Processos de formação de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes átonos. Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação.
Raciocínio Lógico e Quantitativo:
Estruturas lógicas. Lógica de argumentação. Diagramas lógicos. Álgebra. Combinações, arranjos e permutação. Matrizes, determinantes e solução de sistemas lineares. Probabilidade, variáveis aleatórias, principais distribuições de Medidas de posição. Medidas de dispersão. Teorema de Chebyshev. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio matemático que envolvam, entre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Banco de dados: conceitos básicos. Projeto de bancos de dados, modelagem lógica e física de dados. Modelo relacional e normalização de dados. Sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBDs). Linguagens de definição e manipulação de dados. Conceitos e comandos PL/SQL Oracle e PostgreSQL, Triggers, Funções e procedimentos armazenados. Tópicos avançados em bancos de dados: modelagem multidimensional. Bancos de dados multidimensionais. Conceitos básicos de Datawarehouse. Análise de processos: Governança de TI: COBIT 4.1 e ITIL V3. 3.2 ISO/IEC 20000. Conceitos de engenharia de software. Processo de software. UML 2. Análise de negócios e de requisitos. Conceitos de qualidade de software. (Normas ISO 12207, ISO 15504 e ISO 9126) Modelagem de processos. Gestão de projetos. Métricas de software: pontos de função e pontos de caso de uso. Desenvolvimento de programas: algoritmos e estrutura de dados. Arquitetura de aplicações para o ambiente web. Arquitetura cliente/servidor. Arquitetura OLAP, SOA e web services. Linguagens de programação JAVA, PHP, Ruby, Python e Shell Script. Orientação a objetos: Conceitos fundamentais, análise, modelagem e padrões de projeto. Técnicas e estratégias de validação. Conceitos básicos: web, software livre e Governo Eletrônico. Tecnologias de apresentação: navegadores (browsers). Padrões da W3C (CSS, DOM, SVG, XHTML, XML). Javascript. TableLess. CMS (Content Management System). Conceitos de teste: tipos, padrões, métodos e processos. Automatização de testes. Plano de riscos. Estratégias e ambiente de teste. Planejamento, elaboração e execução dos Testes. Gerenciamento dos defeitos. Modelos de maturidade: CMMI. MPS.BR. Gerenciamento de configuração. Conhecimentos básicos sobre ferramentas de controle de versão: CVS, SVN, GIT. Integração e entrega contínua. Sistemas operacionais Windows, Linux e Unix: conceitos básicos, noções de operação e administração. Noções de arquiteturas e protocolos para redes de transmissão de dados. Servidores web e servidores de aplicação J2EE e PHP. Planejamento e gestão da contratação de TI: Instrução Normativa MP/SLTI Nº 4, de 11 de setembro de 2014. Interoperabilidade de sistemas: noções básicas. Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (ePING). Dados abertos. Tecnologias para interoperabilidade de Sistemas: oAuth 2, SOAP, Webservice, RESTFull, JSON, XML. Segurança da informação: segurança física e lógica. Firewall e Proxy. Criptografia. VPN. Softwares maliciosos (Vírus, Spywares, Rootkit, etc). Certificação digital.
Apostila UFC 2022 Analista de Tecnologia da Informação