Descrição
Apostila UFC 2022 Técnico em Assuntos Educacionais
Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Superior
Banca: Comissão Própria
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$65,98 por R$32,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Língua Portuguesa:
Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Relações de coerência e de coesão. Polissemia; conotação; relações de sinonímia/antonímia; hiponímia/hiperonímia; homonímia/paronímia. Figuras de palavras, de pensamento e de construção. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação. Classes de palavras e suas flexões. Processos de formação de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes átonos. Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação.
Raciocínio Lógico e Quantitativo:
Estruturas lógicas. Lógica de argumentação. Diagramas lógicos. Álgebra. Combinações, arranjos e permutação. Matrizes, determinantes e solução de sistemas lineares. Probabilidade, variáveis aleatórias, principais distribuições de Medidas de posição. Medidas de dispersão. Teorema de Chebyshev. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio matemático que envolvam, entre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Política educacional: Políticas Educacionais Brasileiras Pós 1990: Ensino superior como direito. Ações e políticas de inclusão e diversidade em educação. A diversidade nas políticas educacionais no Brasil: ações voltadas para gênero, idade, idioma, cultura, raça, identidade sexual e nível de renda. As relações entre os processos de democratização, humanização e universalização da educação. Educação profissional e tecnológica: ações e políticas de formação, organização, financiamento, competências e responsabilidades, formação de docentes, certificação, gestão e avaliação. Financiamento da educação superior no Brasil. O ensino superior na legislação educacional. Legislação e documentação sobre funcionamento e regulamentação do ensino superior: Regimento Geral da Universidade Federal do Ceará (UFC); Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); Lei nº 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES); Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017; Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010; Portaria nº 1, de 5 de janeiro de 2009, que aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação para fins de reconhecimento dos cursos superiores de Tecnologia; Portaria nº 2, de 5 de janeiro de 2009, que aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação para reconhecimento de cursos de graduação – Bacharelados e Licenciaturas; Portaria Normativa nº 12, de 5 de setembro de 2008, que trata do Índice Geral de Cursos (IGC); Portaria nº 1.081, de 29 de agosto de 2008, que aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação para fins de renovação de reconhecimento dos cursos de Graduação; Resolução CNE/CES nº 2, de 18 de junho de 2007, que dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial; Parecer CNE/CES nº 136, de 4 de junho de 2003 – Esclarecimentos sobre o Parecer CNE/CES nº 776/1997, que trata da orientação para as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação; Parecer CNE/CES nº 583/2001, que orienta para as diretrizes curriculares dos Cursos de Graduação; Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE. Organização e funcionamento dos sistemas, níveis e modalidades de ensino no Brasil. Avaliação de Cursos de Graduação. Fundamentos teóricos e práticas pedagógicas. Concepções do Processo de Ensino-Aprendizagem e Abordagens Pedagógicas: Relações entre as teorias e práticas de ensino; Processo de ensino-aprendizagem: relação professor/aluno no processo pedagógico; Bases psicológicas do ensino-aprendizagem. Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino, métodos e técnicas. Avaliação escolar centrada na aprendizagem: abordagens processuais e inclusivas. Currículo, cultura, sociedade: os modelos de discurso pedagógico e as formas e estruturas do conhecimento. Novas tecnologias aplicadas à educação: plataformas de aprendizagem virtuais, Educação à Distância (EAD), mídias aplicadas à educação. Novas formas de organização do conhecimento: interdisciplinaridade, flexibilização e aprendizagem significativa.
Apostila UFC 2022 Técnico em Assuntos Educacionais