Descrição
Apostila UFPE 2022 Técnico em Assuntos Educacionais
Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COVEST COPSET – UFPE
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$79,98 por R$39,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Língua Portuguesa: Leitura, análise e compreensão de textos de diversos gêneros, com a finalidade de: reconhecer seu tema central; apontar a síntese do seu conteúdo global; identificar os propósitos do gênero em que o texto se materializa; identificar suas informações ou ideias principais e secundárias; reconhecer informações explícitas e implícitas veiculadas pelo autor; identificar marcas a partir das quais se pode perceber a posição do autor em relação às ideias veiculadas; reconhecer a fidelidade de paráfrases a seus segmentos de origem; relacionar o texto (ou porções dele) a outros textos (intertextualidade); estabelecer relações do texto com o contexto sociocultural no qual se insere; reconhecer o emprego de recursos coesivos; perceber os efeitos pretendidos pelo uso de certos recursos lexicais (repetição de palavras, associação entre palavras semanticamente afins, entre outros) e gramaticais (substituições ou retomadas pronominais e adverbiais); reconhecer relações lógico-semânticas presentes (por exemplo, de causa, tempo, finalidade, comparação, conclusão, adição e outras) entre orações, períodos ou parágrafos) e os efeitos de sentido dessas relações no texto; reconhecer relações de sentido entre palavras e/ou expressões empregadas no texto (sinonímia, antonímia, hiperonímia); identificar usos metafóricos e metonímicos das palavras e expressões; reconhecer aspectos do vocabulário empregado no texto (incluindo os efeitos de sentido gerados pelo uso de neologismos e de empréstimos linguísticos); reconhecer termos e/ou expressões que indicam variações regionais, sociais ou temporais da língua portuguesa, com destaque para aspectos relacionados aos usos do português do Brasil; reconhecer a função de recursos gráficos presentes (parênteses, aspas, tipos de letras, formatos do texto, entre outros); reconhecer a função de elementos não verbais (imagens, gráficos, tabelas etc.); reconhecer a função textual e discursiva de elementos morfossintáticos (por exemplo: emprego das classes de palavras, flexões regulares e irregulares do verbo, aspectos gerais da concordância verbal e nominal, da regência, emprego do sinal indicativo de crase, ordem dos elementos nos enunciados, organização dos períodos etc.); reconhecer marcas gramaticais que caracterizam a variante brasileira do português (por exemplo, questões relacionadas à regência, à concordância, à colocação); perceber os efeitos de sentido dos sinais de pontuação; demonstrar conhecimento das convenções ortográficas vigentes.
Noções de Informática: Conhecimentos de uso e administração dos sistemas operacionais Windows e Linux. Conhecimento de uso e administração de aplicativos básicos de automação de escritório (MSOffice e Open Office); Internet e Intranet: conceitos, programas de navegação, correio eletrônico.
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Legislação educacional: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/1996, cap. 04 – Da Educação Superior); Plano Nacional da Educação (Lei 13005/2014, metas 12, 13, 14, 15, 16 e 19); Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES (Lei nº 10.861/2004); Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana: Resolução N° 01/2004 – CNE; Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos: Parecer N° 08/2012 – CNE; Resolução N° 01/2012 – CNE; Políticas de Educação Ambiental: Lei Nº 9.795/1999 e Decreto Nº 4.281/2002; Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN dos Cursos de Graduação – Parecer N.º CNE/CES 67/2003. Coordenação de atividades de ensino e desenvolvimento do processo educativo no Ensino Superior: Gestão pedagógica; Teorias pedagógicas e relação educaçãosociedade; Políticas de ações afirmativas e de inclusão social na educação: relação de gênero e educação, pessoas com deficiência, equidade e relações étnico-raciais; Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação: conceito e finalidades; Gestão e coordenação de processos educativos na graduação e na pós-graduação; Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos; Planejamento educacional, tecnologias sociais, tecnologias da informação/comunicação e sustentabilidade socioambiental; Avaliação institucional da Educação Superior: processo contínuo, multifacetado e inclusivo. Assessoria em ensino, pesquisa e extensão: Elaboração de projetos de ensino, pesquisa e extensão e seus impactos no desenvolvimento institucional; Articulação entre projetos de intervenção pedagógica e o contexto socioeducacional na perspectiva de uma sociedade inclusiva; Implantação e avaliação de planos e projetos de ensino, extensão e pesquisa; Projeto Político Pedagógico em Instituições de Ensino Superior: concepção, formulação, gestão e avaliação; Políticas de graduação e de pós-graduação e a integração entre pesquisa, ensino e extensão universitárias.
Apostila UFPE 2022 Técnico em Assuntos Educacionais