Descrição
Apostila UFRJ Técnico em Laboratório Herbário PDF
Apostila Específica para o Concurso da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Cargo: Técnico em Laboratório
Área de Atuação: Herbário
Nível: Médio
“Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão.”
SÓ HOJE! APOSTILA INTENSIVA COM
Isso mesmo, setenta porcento de desconto!
AMOSTRA GRÁTIS
CONFIRA A QUALIDADE DO NOSSO MATERIAL
INICIE AGORA MESMO SEUS ESTUDOS! Sua chance é agora!! Não perca mais tempo e estude com a melhor.
Apostila UFRJ Técnico em Laboratório Herbário PDF
CONHECIMENTO BÁSICO Língua Portuguêsa: Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Coesão e coerência. Figuras de linguagem. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Formação, classe e emprego de palavras. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Colocação pronominal. Regência nominal e verbal. Equivalência e transformação de estruturas. Relações de sinonímia e antonímia. Legislação: Lei Federal nº 8.112/1990: Título I; Título II, Capítulo I: Seções I a V; Título III: Capítulo I; Título IV; Título VI: Capítulo I. Lei Federal nº 12.527/2011 e Decreto Federal nº 7.724/2012. Decreto nº 1.171 de 1994. Lei Federal nº 8.666/93. Lei Federal nº 9.784/99. Decreto Federal nº 6.944/2009. Constituição Federal: Título I; Título II, Capítulos I e II; Título III, Capítulo I e Capítulo VII: Seções I e II. Princípios Constitucionais Explícitos. Princípios Constitucionais Implícitos. Organização do Estado Brasileiro; Administração Direta e Administração Indireta. CONHECIMENTO ESPECÍFICO Técnico em Laboratório/Herbário: Noções básicas de Botânica Sistemática; Noções básicas da morfologia do corpo da planta e suas adaptações; Métodos de coleta de material botânico; Fixação de amostras, herborização e montagem de exsicatas de algas, fungos, briófitas, liquens, samambaias e fanerógamas; Gerenciamento de banco de dados; utilizando recursos de informática com prévio conhecimento; Preparo e identificação de espécimes; Classificar e catalogar os vegetais segundo sistema pré-estabelecido. Organização, registro, depósito e manejo de amostras no acervo do herbário; Preparar segundo orientação técnica os vegetais a serem armazenados; Processamento das coleções: etiquetagem, metodologia para identificação do material botânico, inclusão de exsicatas, manutenção das coleções; -. Coletas de materiais especiais: palmeiras, bambus, lianas, bromélias, orquídeas, cactos e plantas com partes volumosas; Funções de um herbário – o papel das coleções botânicas na manutenção da biodiversidade; Confecção de etiquetas referentes ao material trabalhado; Conferência com o material já digitalizado Organização do fichário do Arquivo Geral do Herbário do Departamento de Botânica da UFRJ. Conferência do material devolvido pelo pesquisador Departamento de Botânica da UFRJ à Instituição de origem; Confecção de fichas e etiquetas referentes ao material trabalhado;Conferência com o material já digitalizado Organização do fichário do Arquivo de Fungos do Herbário do Departamento de Botânica da UFRJ. Inclusão do material nos escaninhos dos armários do Herbário, obedecendo ao sistema adotado; Separação de material botânico para Intercâmbio Científico (Empréstimo, Devolução, Doação, Troca por identificação);Revisão do material; Confecção de fichas e etiquetas referentes ao material trabalhado; Registro do material em livro específico; Separação de material botânico para Devolução; Conferência do material devolvido pelo pesquisador Departamento de Botânica da UFRJ à Instituição de origem;Separação de material botânico para Devolução;Conferência do material devolvido pelo pesquisador Departamento de Botânica da UFRJ à Instituição de origem; Separação de material botânico para Empréstimo; Separação de material a ser emprestado;Inclusão do material nos escaninhos dos armários do Herbário, obedecendo ao sistema adotado;Confecção de etiquetas referentes ao material trabalhado; – Registro do material em livro específico;Auxiliar em pesquisas, aulas práticas e projetos fornecendo matérias e informações necessária, executando outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional; Atendimento a Pesquisadores visitantes;Atendimento aos Pesquisadores da Casa; Atendimento a Comunidade em Geral prestando assistência e informações aos usuários do herbário; Conhecimentos específicos sobre as Leis que atuam sobre as Coleções Botânicas.
APOSTILA SOMENTE NA OPÇÃO APOSTILA DIGITAL (Enviada por E-mail) Apostila no formato PDF Digital por Download – Até 70 MB
Dicas sobre como passar em concursos públicos:
Um Segredinho: Estude com música (mas com a música certa)
“O nosso cérebro parece ser uma esponja para a música, ele absorve todos os estímulos musicais e, como uma esponja na água, é transformado, amoldado, por ela. Portanto, dependendo da música escutada, o cérebro, mais precisamente as partículas de água nele existentes, tomam diferentes formas, umas prejudiciais ao aprendizado, outras, no entanto, facilitadoras da captação da nova informação recebida”
Como um concurseiro de verdade deve se alimentar:
“Alimentos como peixes (sardinha, atum, salmão), nozes e linhaça são ricos em Ômega-3. Essa substância ativa a memória, auxilia nos processos cognitivos e favorece a transmissão dos impulsos nervosos. Sem contar que ela ajuda a diminuir o estresse, pois esse ácido graxo é um potente antioxidante, diminuindo os efeitos dos radicais livres gerados pela tensão. Outra substância essencial é o ferro, pois auxilia na oxigenação dos tecidos, inclusive, o cérebro. Você pode encontrá-lo em alimentos como feijões, beterraba, açaí, carnes vermelhas e folhas verdes escuras. Outros alimentos que valem a pena ingerir são:- Morangos – estimulam os mecanismos cerebrais de armazenar memória a longo prazo- Ervilha, pão integral, batata, oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim) – ricos em tiamina, vitamina essencial para formação de neurotransmissores.