Descrição
Apostila UFU 2016 Assistente em Administração
Apostila Específica para o Concurso Universidade Federal de Uberlândia 2016
Cargo: Assistente em Administração
Nível: Médio
“Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão.”
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CONHECIMENTOS BÁSICOS para a Apostila UFU 2016 Assistente em Administração
1. LÍNGUA PORTUGUESA Será avaliada a capacidade de o candidato: Ler, compreender e interpretar textos diversos de diferentes gêneros, redigidos em· Língua Portuguesa e produzidos em situações diferentes e sobre temas diferentes. Argumentar e justificar opiniões.· Apreender informações não explicitadas, apoiando-se em deduções.· Identificar elementos que permitam extrair conclusões não explicitadas no texto.· Integrar e sistematizar informações.· Identificar elementos que permitam relacionar o texto lido a outro texto ou a outra parte· do mesmo texto. Identificar informações pontuais no texto.· Identificar e corrigir, em um texto dado, determinadas inadequações em relação à língua· padrão. Inferir o sentido de palavras a partir do contexto.· Identificar objetivos discursivos do texto (informar ou defender uma opinião, estabelecer· contato, promover polêmica, humor, etc.). Identificar as diferentes partes constitutivas de um texto.· Reconhecer e identificar a estrutura dos gêneros oficiais.· Estabelecer relações entre os diversos segmentos do próprio texto e entre textos· diferentes. Estabelecer articulação entre informações textuais, inclusive as que dependem de· pressuposições e inferências (semânticas, pragmáticas) autorizadas pelo texto, para dar conta de ambiguidades, ironias e opiniões do autor. Reconhecer marcas linguísticas necessárias à compreensão do texto (mecanismos· anafóricos e dêiticos, operadores lógicos e argumentativos, marcadores de sequenciação do texto, marcadores temporais, formas de indeterminação do agente). Reconhecer e avaliar, em textos dados, as classes de palavras como mecanismos de· coesão e coerência textual. Reconhecer os recursos linguísticos que concorrem para o emprego da língua em· diferentes funções, especialmente no que se refere ao uso dos pronomes, dos modos e tempos verbais e ao uso das vozes verbais. Reconhecer a importância da organização gráfica e diagramação para a coesão e· coerência de um texto. Identificar e empregar recursos linguísticos próprios da língua escrita formal: pontuação,· ortografia, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, colocação pronominal, estruturação de orações e períodos.
2. NOÇÕES DE INFORMÁTICA MS-Windows 7: controle de acesso e autenticação de usuários, painel de controle, central· de ações, área de trabalho, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, ferramentas de diagnóstico, manutenção e restauração. MS-Word 2007: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos,· cabeçalhos, rodapés, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto, mala direta, correspondências, envelopes e etiquetas, correção ortográfica. MS-Excel 2007: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas· e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação e filtragem de dados. MS-Power Point 2007: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, slide· mestre, modos de exibição, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso do aplicativo de correio eletrônico Mozilla Thunderbird,· protocolos, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome),· conceitos de URL, proxy, links/apontadores, sites/sítios Web, sites/sítios de pesquisa (expressões para pesquisa de conteúdos/sites (Google)). Noções de Segurança e Proteção: Vírus, Cavalos de Tróia, Worms, Spyware, Phishing, Pharming, Spam e derivados.
3. LEGISLAÇÃO Regime jurídico dos servidores públicos civis da União. Lei 8.112 de 1990 e suas· alterações. Código de Ética Profissional no Serviço Público. Decreto 1.171 de 22 de junho de 1994· Lei da Improbidade Administrativa. Lei nº 8.429/1992· Processo Administrativo disciplinar. Lei nº 9.784/1999·
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS para a Apostila UFU 2016 Assistente em Administração
1. Noções em Administração Administração: Conceitos, objetivos, evolução histórica, organizações, eficiência e eficácia; Abordagens clássica, comportamental e sistêmica das organizações. O processo administrativo: planejamento, organização, liderança e controle; Organização: estruturas organizacionais; Administração Pública e Reforma do Estado
2. Redação Oficial Modalidades de textos técnicos. Aspectos gerais da redação oficial Conceito e princípios de redação oficial Impessoalidade Linguagem dos atos e comunicações oficiais Concisão e clareza Fechos para comunicação Identificação do signatário Modelos oficiais – normas gerais. Pronomes de Tratamento Concordância Emprego Abreviaturas, siglas e símbolos.Comunicações oficiais O padrão ofício Exposição de motivos Mensagem Telegrama Fax Correio Eletrônico.
3. NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA Conceitos e princípios fundamentais da arquivologia· Gestão de documentos Ciclo de vida dos documentos e Teoria das Três Idades Protocolo Instrumentos de Gestão de Documentos: Plano de Classificação / Tabela de Temporalidade Microfilmagem e de documentos. Legislação arquivística· Arquivos Permanentes·
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Dicas sobre como passar em concursos públicos principalmente com a Apostila UFU 2016 Assistente em Administração
Um Segredinho: Estude com música (mas com a música certa)
“O nosso cérebro parece ser uma esponja para a música, ele absorve todos os estímulos musicais e, como uma esponja na água, é transformado, amoldado, por ela. Portanto, dependendo da música escutada, o cérebro, mais precisamente as partículas de água nele existentes, tomam diferentes formas, umas prejudiciais ao aprendizado, outras, no entanto, facilitadoras da captação da nova informação recebida”
Como um concurseiro de verdade deve se alimentar:
“Alimentos como peixes (sardinha, atum, salmão), nozes e linhaça são ricos em Ômega-3. Essa substância ativa a memória, auxilia nos processos cognitivos e favorece a transmissão dos impulsos nervosos. Sem contar que ela ajuda a diminuir o estresse, pois esse ácido graxo é um potente antioxidante, diminuindo os efeitos dos radicais livres gerados pela tensão. Outra substância essencial é o ferro, pois auxilia na oxigenação dos tecidos, inclusive, o cérebro. Você pode encontrá-lo em alimentos como feijões, beterraba, açaí, carnes vermelhas e folhas verdes escuras. Outros alimentos que valem a pena ingerir são:- Morangos – estimulam os mecanismos cerebrais de armazenar memória a longo prazo- Ervilha, pão integral, batata, oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim) – ricos em tiamina, vitamina essencial para formação de neurotransmissores.
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