Descrição
Apostila USP 2024 Educador Especialidade Física
Cargo: Educador Especialidade Física
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: FUVEST
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$95,98 por R$47,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação e compreensão de variados tipos de texto; marcas de textualidade (coesão, coerência e intertextualidade); reconhecimento de tipos e gêneros textuais; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade; emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual; tipos textuais: características específicas de cada tipo; textos literários e não literários; estrutura da frase (operações de deslocamento, substituição, modificação e correção); registros de linguagem; funções da linguagem; elementos dos atos de comunicação; estrutura e formação de palavras; formas de abreviação; classes de palavras; aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, conjunções e interjeições; concordância e regência nominal e verbal; modalizadores; semântica (sentido próprio e figurado); antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos; figuras de linguagem; polissemia e ambiguidade; vocabulário (neologismos, arcaísmos, estrangeirismos, latinismos e expressões idiomáticas); ortografia e acentuação; pontuação.
LÍNGUA INGLESA: Gramática da língua inglesa: artigos definidos e indefinidos; tempos e modos verbais; preposições; conjunções; pronomes; advérbios; verbos modais; expressões idiomáticas e locuções verbais; comparação; concordância nominal e verbal; formação e classe de palavras; sinonímia e antonímia; relações de subordinação e coordenação; voz ativa e passiva; discurso direto e indireto. Leitura e compreensão de tipos textuais diversos: reconhecimento de informações específicas; capacidade de análise e síntese; inferência; reconhecimento de cognatos e falsos cognatos; significação literal e contextual dos vocábulos e expressões; figuras de linguagem; elementos de coesão e coerência; formação de frases interrogativas e negativas, formulação de pedidos, propostas e sugestões, reescrita e substituição de palavras ou de trechos de texto, reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES: Política e economia: noções básicas de economia interna e internacional; situação política nacional e internacional. – Cultura e sociedade: arte e cultura no Brasil e no mundo; características das sociedades nacionais e relações contemporâneas; desenvolvimento científico e tecnológico mundial; meio ambiente; povos originários; mudanças climáticas; direitos humanos no Brasil e no mundo.
CONHECIMENTOS EM NORMATIVAS DA USP: A USP e a sociedade: O funcionamento da USP, englobando principais estruturas e objetivos; a USP no contexto do desenvolvimento nacional; a vida universitária brasileira e sua relação com a sociedade contemporânea. Estatuto, Regimento, Código de Ética e Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo: Resolução nº 3.461/1988, com as alterações vigentes até a publicação do Edital; Resolução nº 3.745/1990, com as alterações vigentes até a publicação do Edital; Resolução nº 4.871/2001, com as alterações vigentes até a publicação do Edital.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Direito à educação Diversidade e heterogeneidade no ambiente de aprendizagem Educação especial na perspectiva da educação inclusiva Educação e aprendizagens Função social do ambiente educativo Vida democrática no ambiente educacional O estágio na formação do professor Coordenação do trabalho no ambiente educacional; Natureza e sentido da coordenação pedagógica; Projeto Político Pedagógico: história e perspectivas do aprendizado Construção e desenvolvimento do Projeto Pedagógico; Currículo e identidade Interdisciplinaridade; Formas de organização dos conteúdos e interdisciplinaridade; Políticas curriculares e seu impacto nas práticas educacionais; Cotidiano educacional. Desafios do cotidiano educacional Avaliação para as aprendizagens: princípios e práticas.
Práticas e abordagens vigentes na escola e as propostas oficiais para o ensino de física: organização curricular; concepções sobre ensino, aprendizagem e ciências e suas relações com procedimentos pedagógicos; estratégias didáticas utilizadas em aulas; novas tecnologias para o ensino de física. As relações didáticas entre professor e alunos e entre alunos: relações discursivas na sala de aula; contrato didático Atividades de estágio em uma perspectiva investigativa e inovadora: observação e reconhecimento da escola e das práticas educativas relativas ao Ensino de Física; elaboração, implementação e análise de propostas didáticas; observação de situações de atendimento em instituições de educação não-formal (museus e centros de ciências, observatórios, etc) Reorganização curricular do ensino de física em diferentes perspectivas teóricas e princípios para atuação docente Reorganização curricular e avaliação do ensino e da aprendizagem Análise de recursos didáticos no ensino de física: livros didáticos, textos paradidáticos, softwares História e filosofia da ciência no ensino Resolução de problemas e matematização no ensino Perspectivas de inovações no ensino de física no contexto escolar.
Apostila USP 2024 Educador Especialidade Física