Descrição
Apostila USP 2024 Educador Especialidade Matemática
Cargo: Educador Especialidade Matemática
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: FUVEST
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$97,98 por R$48,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação e compreensão de variados tipos de texto; marcas de textualidade (coesão, coerência e intertextualidade); reconhecimento de tipos e gêneros textuais; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade; emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual; tipos textuais: características específicas de cada tipo; textos literários e não literários; estrutura da frase (operações de deslocamento, substituição, modificação e correção); registros de linguagem; funções da linguagem; elementos dos atos de comunicação; estrutura e formação de palavras; formas de abreviação; classes de palavras; aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, conjunções e interjeições; concordância e regência nominal e verbal; modalizadores; semântica (sentido próprio e figurado); antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos; figuras de linguagem; polissemia e ambiguidade; vocabulário (neologismos, arcaísmos, estrangeirismos, latinismos e expressões idiomáticas); ortografia e acentuação; pontuação.
LÍNGUA INGLESA: Gramática da língua inglesa: artigos definidos e indefinidos; tempos e modos verbais; preposições; conjunções; pronomes; advérbios; verbos modais; expressões idiomáticas e locuções verbais; comparação; concordância nominal e verbal; formação e classe de palavras; sinonímia e antonímia; relações de subordinação e coordenação; voz ativa e passiva; discurso direto e indireto. Leitura e compreensão de tipos textuais diversos: reconhecimento de informações específicas; capacidade de análise e síntese; inferência; reconhecimento de cognatos e falsos cognatos; significação literal e contextual dos vocábulos e expressões; figuras de linguagem; elementos de coesão e coerência; formação de frases interrogativas e negativas, formulação de pedidos, propostas e sugestões, reescrita e substituição de palavras ou de trechos de texto, reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES: Política e economia: noções básicas de economia interna e internacional; situação política nacional e internacional. – Cultura e sociedade: arte e cultura no Brasil e no mundo; características das sociedades nacionais e relações contemporâneas; desenvolvimento científico e tecnológico mundial; meio ambiente; povos originários; mudanças climáticas; direitos humanos no Brasil e no mundo.
CONHECIMENTOS EM NORMATIVAS DA USP: A USP e a sociedade: O funcionamento da USP, englobando principais estruturas e objetivos; a USP no contexto do desenvolvimento nacional; a vida universitária brasileira e sua relação com a sociedade contemporânea. Estatuto, Regimento, Código de Ética e Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo: Resolução nº 3.461/1988, com as alterações vigentes até a publicação do Edital; Resolução nº 3.745/1990, com as alterações vigentes até a publicação do Edital; Resolução nº 4.871/2001, com as alterações vigentes até a publicação do Edital.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Direito à educação Diversidade e heterogeneidade no ambiente de aprendizagem Educação especial na perspectiva da educação inclusiva Educação e aprendizagens Função social do ambiente educativo Vida democrática no ambiente educacional O estágio na formação do professor Coordenação do trabalho no ambiente educacional; Natureza e sentido da coordenação pedagógica; Projeto Político Pedagógico: história e perspectivas do aprendizado Construção e desenvolvimento do Projeto Pedagógico; Currículo e identidade Interdisciplinaridade; Formas de organização dos conteúdos e interdisciplinaridade; Políticas curriculares e seu impacto nas práticas educacionais; Cotidiano educacional. Desafios do cotidiano educacional Avaliação para as aprendizagens: princípios e práticas.
1 Matemática: concepções e consequências para o ensino a) Matemática, História e Filosofia da Ciência b) Matemática e Língua Materna: análise das inter-relações 2 Matemática Elementar: uma abordagem crítica de temas selecionados a) Conteúdos programáticos da escola básica numa perspectiva da Matemática Superior b) Tópicos especiais: abordagens alternativas 3 Materiais didáticos no ensino de Matemática: funções a) Materiais convencionais: livros, cadernos, periódicos b) Jogos, recursos tecnológicos, materiais alternativos 4 Planejamento e avaliação de atividades didáticas em Matemática: estratégias a) Análise de conteúdos e preparação de atividades específicas b) Relações entre planejamento e avaliação: mapas de relevância 5 A avaliação em Matemática: características a) Concepções de avaliação: medida e indícios b) Avaliação e planejamento: projetos, mapas, instrumentos 6 Currículos de Matemática na escola básica: análise de conteúdos e organização a) Currículos da escola básica no Brasil b) A articulação entre o ensino de Matemática Elementar e a Matemática Superior 7 Epistemologia e didática da Matemática: questões a) Questões de natureza histórico-filosófica e sua relação com o ensino b) Questões de natureza psicossociológica e sua relação com o ensino 8 Tecnologias informáticas na escola: possibilidades e limites.
Apostila USP 2024 Educador Especialidade Matemática