Descrição
Apostila USP 2024 Especialidade Ciências Biológicas Saúde
Cargo: Especialidade Ciências Biológicas e da Saúde
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: FUVEST
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 1405
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$91,98 por R$45,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação e compreensão de variados tipos de texto; marcas de textualidade (coesão, coerência e intertextualidade); reconhecimento de tipos e gêneros textuais; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade; emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual; tipos textuais: características específicas de cada tipo; textos literários e não literários; estrutura da frase (operações de deslocamento, substituição, modificação e correção); registros de linguagem; funções da linguagem; elementos dos atos de comunicação; estrutura e formação de palavras; formas de abreviação; classes de palavras; aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, conjunções e interjeições; concordância e regência nominal e verbal; modalizadores; semântica (sentido próprio e figurado); antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos; figuras de linguagem; polissemia e ambiguidade; vocabulário (neologismos, arcaísmos, estrangeirismos, latinismos e expressões idiomáticas); ortografia e acentuação; pontuação.
LÍNGUA INGLESA: Gramática da língua inglesa: artigos definidos e indefinidos; tempos e modos verbais; preposições; conjunções; pronomes; advérbios; verbos modais; expressões idiomáticas e locuções verbais; comparação; concordância nominal e verbal; formação e classe de palavras; sinonímia e antonímia; relações de subordinação e coordenação; voz ativa e passiva; discurso direto e indireto. Leitura e compreensão de tipos textuais diversos: reconhecimento de informações específicas; capacidade de análise e síntese; inferência; reconhecimento de cognatos e falsos cognatos; significação literal e contextual dos vocábulos e expressões; figuras de linguagem; elementos de coesão e coerência; formação de frases interrogativas e negativas, formulação de pedidos, propostas e sugestões, reescrita e substituição de palavras ou de trechos de texto, reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES: Política e economia: noções básicas de economia interna e internacional; situação política nacional e internacional. – Cultura e sociedade: arte e cultura no Brasil e no mundo; características das sociedades nacionais e relações contemporâneas; desenvolvimento científico e tecnológico mundial; meio ambiente; povos originários; mudanças climáticas; direitos humanos no Brasil e no mundo.
CONHECIMENTOS EM NORMATIVAS DA USP: A USP e a sociedade: O funcionamento da USP, englobando principais estruturas e objetivos; a USP no contexto do desenvolvimento nacional; a vida universitária brasileira e sua relação com a sociedade contemporânea. Estatuto, Regimento, Código de Ética e Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo: Resolução nº 3.461/1988, com as alterações vigentes até a publicação do Edital; Resolução nº 3.745/1990, com as alterações vigentes até a publicação do Edital; Resolução nº 4.871/2001, com as alterações vigentes até a publicação do Edital.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Direito à educação Diversidade e heterogeneidade no ambiente de aprendizagem Educação especial na perspectiva da educação inclusiva Educação e aprendizagens Função social do ambiente educativo Vida democrática no ambiente educacional O estágio na formação do professor Coordenação do trabalho no ambiente educacional; Natureza e sentido da coordenação pedagógica; Projeto Político Pedagógico: história e perspectivas do aprendizado Construção e desenvolvimento do Projeto Pedagógico; Currículo e identidade Interdisciplinaridade; Formas de organização dos conteúdos e interdisciplinaridade; Políticas curriculares e seu impacto nas práticas educacionais; Cotidiano educacional. Desafios do cotidiano educacional Avaliação para as aprendizagens: princípios e práticas.
Ensino de Ciências Biológicas e Saúde A filosofia standard da Ciência. O positivismo lógico e o Círculo de Viena. Carnap e Hempel como representantes do positivismo lógico. O indutivismo e o ensino de Ciências. A filosofia da Ciência de Karl Popper. A crítica ao positivismo lógico: conjeturas e refutações. A filosofia não standard da Ciência. A ruptura epistemológica de Thomas Kuhn. As revoluções científicas e o conceito de paradigma. A Filosofia da Ciência de Imre Lakatos. Os programas de pesquisa: a heurística positiva e negativa. O anarquismo epistemológico de Paul Feyerabend. Laudan e as tradições de pesquisa. Os problemas teóricos e empíricos. A racionalidade múltipla. A epistemologia de Stephen Toulmin. Outras propostas epistemológicas que são referências no campo da Educação em Ciências. A epistemologia biológica de Humberto Maturana. A epistemologia de Gastão Bachelard: os obstáculos epistemológicos e a Filosofia do Não. Implicações da filosofia das Ciências e da epistemologia para o ensino de Ciências. Educação em Saúde: conceitos básicos Promoção à saúde, Educação em Saúde e Vulnerabilidade Educação e Saúde histórico e abordagens contemporâneas Educação crítica e pós crítica- diálogos com a saúde. Elaboração de Projetos de Intervenção comunitária Pesquisa-ação em Educação e Saúde. O papel social do ensino de ciências da natureza no ensino fundamental. Função social do ensino de Ciências e a alfabetização científica. O processo da aprendizagem em ciências: tendências atuais. Níveis de concretização do currículo. Referentes curriculares nacionais e regionais para o ensino de ciências da natureza. Planejamento do ensino: plano de curso, plano de aula. Elaboração de planejamentos e discussão de critérios de qualidade. A linguagem científica e o ensino de ciências da natureza. Modalidades didáticas no ensino de ciências: seleção, produção, planejamento, desenvolvimento e avaliação: a) atividades práticas: tipos e usos no campo, em laboratório e nas salas de aula; b) organização de visitas a museus e centros de ciências; c) uso de modelos, simulações e TICs no ensino de Ciências; os jogos como modalidade didática. A avaliação no ensino de ciências. Instrumentos de avaliação. Linguagens e ensino de ciências Análise de materiais didáticos e paradidáticos Possibilidades de utilização de imagens impressas como recursos didáticos Análise de filmes e recursos audiovisuais para uso no ensino de Ciências Ensino de ciências e inclusão Papel da imaginação no ensino e aprendizagem de Ciências Uso do microscópio ótico; Visualização de células e estruturas celulares; Osmose, mitose e meiose; Técnicas de coloração de células; Princípios mendelianos; Mapeamento cromossômico; Fenótipo e genótipo; Extração de DNA; Genética de populações; Seleção natural.
Apostila USP 2024 Especialidade Ciências Biológicas Saúde