Descrição
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação e compreensão de variados tipos de texto; marcas de textualidade (coesão, coerência e intertextualidade); reconhecimento de tipos e gêneros textuais; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade; emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual; tipos textuais: características específicas de cada tipo; textos literários e não literários; estrutura da frase (operações de deslocamento, substituição, modificação e correção); registros de linguagem; funções da linguagem; elementos dos atos de comunicação; estrutura e formação de palavras; formas de abreviação; classes de palavras; aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, conjunções e interjeições; concordância e regência nominal e verbal; modalizadores; semântica (sentido próprio e figurado); antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos; figuras de linguagem; polissemia e ambiguidade; vocabulário (neologismos, arcaísmos, estrangeirismos, latinismos e expressões idiomáticas); ortografia e acentuação; pontuação.
INGLÊS: Gramática da língua inglesa: artigos definidos e indefinidos; tempos e modos verbais; preposições; conjunções; pronomes; advérbios; verbos modais; expressões idiomáticas e locuções verbais; comparação; concordância nominal e verbal; formação e classe de palavras; sinonímia e antonímia; relações de subordinação e coordenação; voz ativa e passiva; discurso direto e indireto. Leitura e compreensão de tipos textuais diversos: reconhecimento de informações específicas; capacidade de análise e síntese; inferência; reconhecimento de cognatos e falsos cognatos; significação literal e contextual dos vocábulos e expressões; figuras de linguagem; elementos de coesão e coerência; formação de frases interrogativas e negativas, formulação de pedidos, propostas e sugestões, reescrita e substituição de palavras ou de trechos de texto, reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES: Espera-se que os(as) candidatos(as) tenham bom conhecimento em língua portuguesa, que será cobrado através de interpretação e análise crítica de textos de diferentes formatos e com temáticas variadas. Espera-se também que os(as) candidatos(as) estejam bem informados(as) e situados(as) quanto aos acontecimentos nacionais e internacionais. Para tanto serão cobradas informações e análises de eventos recentes que impactaram o Brasil e o mundo, bem como conhecimentos gerais que abordem, mas não se limitem aos seguintes temas:- Política e economia: noções básicas de economia interna e internacional; situação política nacional e internacional. – Cultura e sociedade: arte e cultura no Brasil e no mundo; características das sociedades nacionais e relações contemporâneas; desenvolvimento científico e tecnológico mundial; meio ambiente; povos originários; mudanças climáticas; direitos humanos no Brasil e no mundo.
CONHECIMENTOS EM NORMATIVAS DA USP: A USP e a sociedade: o funcionamento da USP, englobando principais estruturas e objetivos; a USP no contexto do desenvolvimento nacional; a vida universitária brasileira e sua relação com a sociedade contemporânea. Estatuto, Regimento Geral e Código de Ética da Universidade de São Paulo: Resolução nº 3.461/1988, com as alterações vigentes até a publicação do Edital; Resolução nº 3.745/1990 , com as alterações vigentes até a publicação do Edital; Resolução nº 4.871/2001 , com as alterações vigentes até a publicação do Edital. Resolução nº 4.871/2001. Resolução nº 4.871/2001.
MATEMÁTICA: Sistemas numéricos: divisibilidade e fatoração de números inteiros, números racionais e reais; potências e raízes; valor relativo e absoluto; funções polinomiais do 1º e 2º graus; funções trigonométricas; funções exponenciais e logarítmicas; gráficos, equações e inequações; progressões aritméticas e geométricas; análise combinatória; problemas de contagem; análise de dados (representações gráficas, diagramas, tabelas); médias aritméticas, ponderadas e geométricas; porcentagem; regra de três; juros simples e compostos; probabilidade; cálculo de comprimentos; distâncias; perímetros; áreas e volumes; raciocínio lógico; noções de estatística.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Atualidades em pesquisa científica e método científico Espera-se que os(as) candidatos(as) possuam conhecimentos sobre as regras e etapas que norteiam a investigação científica, bem como compreendam as atividades realizadas nos laboratórios, assim como nos biotérios. É fundamental reconhecer a importância desses conhecimentos para o desenvolvimento das pesquisas na Universidade de São Paulo. Programa: Conhecimento sobre modelos experimentais, espécies e manejo de animais, para fins de pesquisa científica ou ensino, incluindo o uso e a escolha da espécie adequada, considerando as características e as técnicas apropriadas em diferentes modelos e demais aspectos relacionados. Conhecimento sobre a prática com modelos em animais geneticamente modificados: biologia, manejo das colônias e biossegurança. 2) Conhecimentos em controle sanitário Espera-se que os(as) candidatos(as) tenham conhecimentos específicos que proporcionem uma atuação profissional adequada em relação ao monitoramento das patologias que acometem os animais de experimentação, com ênfase em roedores e lagomorfos. Programa: Conhecimento das patologias que acometem roedores e lagomorfos, com ênfase para aquelas descritas na lista da Federation of European Laboratory Animal Science Associations (Felasa). Prática em métodos de contenção, vias de administração de substâncias e coleta de amostras para pesquisa e exames clínicos. Conhecimento e prática em anestesia e eutanásia de roedores e lagomorfos. Conhecimento e prática na realização de exames parasitológicos, bacteriológicos, virológicos, hematológicos e bioquímicos em roedores e lagomorfos. Conhecimento sobre instalações e barreiras sanitárias para animais para fins de pesquisa científica ou ensino. Capacidade de operação de equipamentos necessários para a realização dos exames sanitários (exames parasitológicos, bacteriológicos, virológicos, hematológicos e bioquímicos).
Conhecimentos em controle genético: Conhecimento e prática em técnicas de obtenção de RNA e DNA a partir de amostras biológicas como sangue e outros tecidos. Conhecimento e prática na execução de testes referentes à reação em cadeia da polimerase (PCR) e outros relacionados à tipagem genética, especialmente de camundongos e ratos. Conhecimento das diferentes formas de obtenção de animais geneticamente modificados, incluindo animais knockouts, knockdown, knockin, além de sistemas mais recentes de transgenia envolvendo fate mapping e knockouts condicionais por meio de sistema Cre-Lox. Capacidade de operação de equipamentos necessários para a realização dos exames genéticos.
Conhecimentos em ética profissional, ética no uso de animais na experimentação e no ensino e bem-estar animal Espera-se que os(as) candidatos(as) conheçam a legislação relativa à responsabilidade técnica quando da emissão dos laudos sanitários, a fim de permitir a sua análise, aplicação e apresentação de soluções para situações-problema de diferentes naturezas. Além disso, espera-se que os(as) candidatos(as) possuam conhecimento sobre os procedimentos e métodos adotados na experimentação científica com animais nos biotérios, sobretudo em atenção às normas de natureza ético-profissional. Conhecimento e aplicação da legislação vigente no país regulamentada pelo Conselho Nacional no Controle de Experimentação Animal (Concea), que inclui as Resoluções Normativas para a produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica: leis, decretos, portarias, resoluções normativas e orientações técnicas.
Conhecimento e aplicação da Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008. Conhecimento e prática de métodos de manutenção do bem-estar animal, tratamento ético, enriquecimento ambiental, métodos alternativos, desfecho humanitário e eutanásia de animais para fins de pesquisa científica ou ensino. Conhecimento sobre o preparo de documentação para a organização de protocolos de operação padrão, normas de funcionamento, laudos e fichas de entrada, acompanhamento e liberação de exames sanitários e genéticos.
Conhecimentos em biologia: – Evolução: Teoria sintética da evolução: seleção natural, pressão seletiva e variabilidade. Origem de variabilidade: mutação, reprodução sexuada e recombinação gênica. – Biologia Celular e Genética: Membrana plasmática e a interação da célula com o meio. Organização básica de células procarióticas e eucarióticas. Metabolismo energético das células (fotossíntese, respiração aeróbica e fermentação). Funções das organelas celulares (mitocôndria, plastos, vacúolo, ribossomos, lisossomos). Divisão celular. Ciclo celular e sua regulação. Diferenciação celular. Estrutura do DNA. Código genético e síntese de proteínas. Manipulação do DNA. Relação entre DNA, genes e cromossomos. Conceito de gene e de alelo. Padrões de Herança Mendeliana;Ação genica, Heranças autossômicas e ligadas ao sexo. Alterações cromossômicas, genética e doenças. Conceitos em genética de populações e epigenética. Questões éticas, morais, ecológicas e econômicas envolvidas no uso de técnicas de manipulação de DNA.
Bioquímica: Biomoléculas: aminoácidos, classificação, estrutura e propriedades. Estrutura de proteínas. Sequência, evolução, função, desnaturação e renaturação de proteínas. Carboidratos: conceito, classificação, estrutura e propriedades. Lipídeos e membranas: conceito, classificação e propriedades.
Fisiologia Humana: Organização funcional do Corpo Humano. Bioeletrogênese: potenciais de membrana. – Microbiologia: Taxonomia e sistemas de classificação; grupos de bactérias e fungos. Metodologias para classificação e identificação de fungos e bactérias. Morfologia das bactérias e fungos; Crescimento microbiano – curvas de crescimento; fatores químicos, físicos envolvidos no crescimento microbiano. Agentes físicos e químicos envolvidos na morte e controle do crescimento microbiano. Metabolismo microbiano – reações catabólicas para obtenção de energia; diversidade metabólica microbiana. Genética de microrganismos – mecanismos de variabilidade genética; conjugação, transdução, transformação, mutação, transposons. Coloração de Gram, identificação bacteriana. Modos de transmissão e a importância da prevenção doenças causadas por bactérias, fungos e vírus. Funcionamento das vacinas e sua importância na prevenção de doenças infectocontagiosas.
Conhecimentos em boas práticas científicas Programa: Diretrizes para as atividades científicas. Boas práticas em pesquisa e a prevenção da má conduta acadêmica.
Conhecimentos em princípios laboratoriais: Noções de técnicas em laboratório. Noções básicas sobre segurança no trabalho em laboratórios. Descarte e tratamento de resíduos químicos. Equipamento básico de laboratório. Manipulação de equipamentos de laboratório, como centrífugas, balanças, pHmetros, estufas, pipetadores, microscópios, etc. Materiais e vidrarias a serem utilizados durante a execução de problemas propostos. Noções de técnicas utilizadas em laboratório de química. Preparo e acondicionamento de amostras. Biossegurança em laboratórios.