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Pref Lauro de Freitas BA 2023 Prof 6º ao 9º Cultura História Afro

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Prova 24/09/2023 Prova 24/09/2023
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Banca Fundação CEFETBAHIA Banca Fundação CEFETBAHIA
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Pref Lauro de Freitas BA 2023 Prof 6º ao 9º Cultura História Afro

 

Cargo: Professor 6º ao 9º Cultura História Afro-Brasileira

Editora: DOMINA CONCURSOS

Edição: 2023

Nível: Superior

Banca: Fundação CEFETBAHIA

Edital: Acesso ao Edital

 

 

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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)

LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e interpretação de textos (ficcionais e/ou não ficcionais); Gêneros discursivos e tipologia textual; Ortografia, acentuação, pontuação; Formação de palavras. Léxico: adequação no emprego das palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais; as palavras de relação; morfossintaxe; estrutura do período, da oração e da frase; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação pronominal; formas de tratamento (usos e adequações); Noções de fonética; Noções de prosódia; Estrutura do parágrafo. Coesão e coerência textuais; Estilística: denotação e conotação; figuras de linguagem. Níveis de linguagem. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem. Redação oficial (ofício, memorando, ata, parecer).

INFORMÁTICA BÁSICA E APLICADA: Informática básica. Hardwares e periféricos. Windows 10: painel de controle. Microsoft Office 365: Word, Excel, PowerPoint, Outlook. Internet. Intranet Browsers. Sites de busca. Correio eletrônico. Backup: conceitos básicos, tipos, dispositivos e ferramentas, unidades de medida de armazenamento, compactação de arquivos. Vírus e programas maliciosos: conceitos básicos, tipos, ações preventivas/corretivas e softwares de segurança digital. Redes sociais. Noções sobre redes e Wi-Fi.

LEGISLAÇÃO APLICADA AO CONTEXTO ESCOLAR: Constituição da República Federativa do Brasil – Capítulo III, Seção I – Da Educação, da Cultura e do Desporto, e alterações posteriores. Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e alterações posteriores). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (Resolução CNE/CEB nº 04, de 13 de julho de 2010 e alterações posteriores). Plano Nacional de Educação (lei nº 13.005/2014 e alterações posteriores). Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, de 06 de julho de /2015 e alterações posteriores). Acesso da Pessoa com Deficiência à Educação (Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 e alterações posteriores). Atendimento Educacional Especializado (Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011 e alterações posteriores). Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009 e alterações posteriores). Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1996 e alterações posteriores).

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Constituição Federal: art. 37 a 40. Lei orgânica do Município de Lauro de Freitas (Lei nº 20, de 22 de julho de 2020 e alterações posteriores). Estatuto e plano de carreira e remuneração do Magistério Público do Município de Lauro de Freitas (Lei nº 1.375, de 23 de junho de 2010 e alterações posteriores). Poderes administrativos. Princípios norteadores dos Serviços Públicos. Processo Administrativo. Atos administrativos. Lei da improbidade administrativa (Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992). Crimes contra Administração pública. Interpretação textual. Aspectos semânticos: adequação vocabular, denotação, conotação, polissemia e ambiguidade. Emprego dos sinais indicativos de pontuação: vírgula, ponto, ponto e vírgula, dois-pontos, reticências, aspas, travessão e parênteses. Emprego do acento indicativo de crase. Coesão e coerência textuais: mecanismos linguísticos de conexão e sequência lógica entre as partes do texto (coesão referencial, lexical, sequencial e temporal); paralelismo sintático e paralelismo semântico. Relações de coordenação, correlação e subordinação entre orações e termos das orações. Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise). Concordância verbal e nominal. Regência verbal.

 

Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)

Currículo emergencial: rede municipal de ensino de Lauro de Freitas (2020). Documento curricular referencial da Bahia para educação infantil e ensino fundamental (2019). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Lei nº 14.532, de 11 de janeiro de 2023. Estudo da história da África e dos africanos. A luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil. A cultura negra e indígena brasileira. As Contribuições sociais, culturais, econômicas e políticas das populações negra e indígena no Brasil para a formação da sociedade brasileira. Valorização da Cultura Afro-brasileira e indígena e de suas comunidades. Conceitos e bases teóricas relacionadas ao racismo, às discriminações, à intolerância, ao preconceito, ao estereótipo, à raça, à etnia, à cultura, à classe social, à diversidade, à diferença, ao multiculturalismo; práticas pedagógicas envolvendo projetos interdisciplinares. História da cidadania Afro-Brasileira e Indígena. História do racismo. O papel do componente História e cultura afrobrasileira e Africana para a construção da cidadania no ensino fundamental. Concepções teóricas do processo de ensino e aprendizagem da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Metodologia e Didática para ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Tendências pedagógicas do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no Ensino Fundamental: conhecimento histórico e atitude historiadora. Pessoas indígenas escravizadas, livres e libertas na construção da História do Brasil. Intelectuais e políticos negros e indígenas, suas obras e artes. O protagonismo de pessoas negras e indígenas em sedições, revoltas e guerras do século XVI ao XXI. Festas, religiões e religiosidades afro-brasileiras e indígenas. Ordens religiosas, organizações políticas e civis negras e indígenas. Metodologias Ativas. Novas mídias e tecnologias digitais de Informação e comunicação aplicadas a Educação: síncronas e assíncronas. Avaliação da aprendizagem. Critérios de avaliação Estratégias de recuperação de alunos com dificuldade no processo de construção do conhecimento. O Aluno com Necessidades Educacionais Especiais – Deficiência Física e o Processo de Inclusão Escolar. A Escola Inclusiva.

 

Pref Lauro de Freitas BA 2023 Prof 6º ao 9º Cultura História Afro

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