Descrição
Questões Comentadas Pref Araucária PR 2021 Educador Infantil II
Cargo: Educador Infantil II
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Médio
Quantidade de Questões Comentadas: 40
Edital: Fundação Fafipa
Apostila com 40 Questões Comentadas
Conteúdo Básico: 10 Língua Portuguesa, 10 Raciocínio Lógico
Conteúdo Específico: 5 Legislação Educacional, 5 Psicologia da Educação.
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Não perca tempo e compre seu material agora mesmo.
Só hoje, de R$19,98 por R$9,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Português (20 Questões Comentadas):
Análise e interpretação de texto (compreensão global; ponto de vista do autor; ideias centrais desenvolvidas em cada parágrafo, inferências); Comunicação, linguagem e variações linguísticas; Gêneros e Tipologias textuais; Elementos de coesão e coerência textual; Ortografia Oficial (acentuação gráfica, letra e fonema, sílaba, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos); Emprego das classes de palavras; Semântica (sinônimos e antônimos, significação das palavras, sentido conotativo e denotativo); Funções sintáticas; Concordâncias nominal e verbal; Pontuação; Uso dos porquês; Literatura Brasileira: prosa e poesia, autores e obras, figuras de linguagem.
Raciocínio Lógico (10 Questões Comentadas):
Sequências Lógicas envolvendo números, letras e figuras. Geometria plana; Geometria espacial; Geometria analítica; Geometrias não euclidianas; Análise combinatória; Conjuntos numéricos. Sistemas de equações do 1º e 2º grau; Comparações. Razão e proporção. Regra de Três. Porcentagem. Probabilidade. Resolução de problemas.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Questões Comentadas do Conteúdo Específico
Legislação Educacional – 5 Questões Comentadas
Psicologia da Educação – 5 Questões Comentadas
Psicologia da Educação segundo Piaget e Vygotsky; As concepções de educação infantil: currículo, função social da escola, papel do aluno, papel do professor, princípios metodológicos, avaliação mediadora – concepção, instrumento de acompanhamento da aprendizagem do aluno; a organização do trabalho pedagógico; gestão democrática e as instâncias colegiadas; concepções de desenvolvimento e de aprendizagem; concepção e princípios metodológicos de alfabetização e letramento na perspectiva sociointeracionista; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; estrutura, funcionamento dos diversos níveis e modalidades de ensino; áreas do conhecimento e das linguagens na educação infantil; Importância do Lúdico na Educação Infantil; Eixos norteadores: Interações e Brincadeiras; Indissociação entre cuidar e educar; Lei nº 9394/96 e suas alterações – Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei nº 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente; tecnologias da informação e comunicação: encaminhamentos metodológicos. Parecer 20/2009 – Conselho Nacional de Educação – Revisão das Diretrizes Curriculares para Educação Infantil; Resolução nº 05/2009 – Conselho Nacional de Educação – Diretrizes Curriculares para Educação Infantil; Resolução nº 03/2016 – Conselho Municipal de Educação de Araucária – Normas para a Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Araucária/PR (exceto Art. 23). Parâmetros Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil – Volumes 1 e 2; Base Nacional Comum Curricular (2017) – Páginas 35 a 56. Organização Curricular de Araucária – Um Compromisso com o Direito ao Conhecimento – Páginas 739 a 897. Lei 1.703/2006 – Estatuto do Servidor Público do Município de Araucária; Lei 1.704/2006 – Plano e Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores do Município de Araucária.
Questões Comentadas Pref Araucária PR 2021 Educador Infantil II