Descrição
Apostila AGERIO 2023 Analista Desenvolvimento Comunicação Marketing
Cargo: Analista Desenvolvimento Comunicação Marketing
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: FUNDAÇÃO CESGRANRIO
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 1118
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$87,98 por R$43,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão de texto. 2 Tipologia textual 3 Ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. 4 Processos de formação de palavras (valores dos prefixos e dos sufixos) 5 Tempos e modos verbais. 6 Colocação dos pronomes oblíquos átonos. 7 Emprego dos pronomes. 8 Orações coordenadas e Orações subordinadas. 9 Elementos de coesão textual (semânticos e discursivos). 10 Pontuação. 11 Concordância verbal e nominal. 12 Regência verbal e nominal. 12.1 Emprego do sinal indicativo de crase. 13 Redação oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República, 3ª edição, revista, atualizada e ampliada). 13.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS:1 Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. 1.1 Conselho Monetário Nacional. 1.2 Banco Central do Brasil. 1.3 Comissão de Valores Mobiliários. 1.4 Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. 1.5 Bancos comerciais. 1.6 Caixas econômicas. 1.7 Cooperativas de crédito. 1.8 Bancos de desenvolvimento. 1.9 Bancos de investimento. 1.10 Bancos múltiplos. 1.11 Agências de fomento 1.12 Resolução CMN nº 2.828 e suas alterações 1.13 Sistema especial de liquidação e custódia (SELIC). 1.14 Cetip S.A. 2 Produtos e serviços financeiros. 2.1 Financiamento de capital de giro. 2.2 Financiamento de capital fixo. 2.3 Crédito rural. 3 Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval, fiança, penhor mercantil, alienação fiduciária, hipoteca, fianças bancárias, fundo garantidor de crédito (FGC). 4 Crime de lavagem de dinheiro. 4.1 Conceito e etapas. 4.2 Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro. 4.2.1 Lei nº 9.613/1998 e suas alterações. 4.2.2. Circular BACEN nº 3.978/2020. Carta-Circular Bacen nº 4001/2020. 5 Segurança Cibernética. 5.1 Resolução CMN nº 4.893/2021. 6 Mercado bancário. 6.1 Operações de tesouraria. 6.2 Recuperação de crédito.
GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE: 1 Noções de governança corporativa. 1.1 Gestão de riscos. 1.2 Processos de análise e tomada de decisão. 1.3 Gerenciamento de crises. 1.4 Agentes de governança. 1.5 Modelo das três linhas de defesa. 2 Compliance. 2.1 Conceitos, suporte da alta administração, código de ética e canal de denúncia. 2.2 Código de Ética e Conduta da AgeRio (Disponível no sítio da AgeRio na internet). 2.3 Resolução CMN nº 4.859/2020. 2.4 Resolução CMN nº 4.595/2017. 3 Noção de controles internos. 3.1 Noções da metodologia COSO 2013. 3.2 Resolução CMN nº 4.968/2021. 4 Legislação Anticorrupção. 4.1 Lei n° 12.846/2013, Decreto nº 11.129/2022. 5 Política de Confidencialidade. 5.1 Confidencialidade, disponibilidade e integridade da informação. 5.2 Lei nº 13.709/2018 e alterações – dispõe sobre a proteção de dados pessoais.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
NOÇÕES DE ECONOMIA: 1 Noções de macroeconomia: 1.1 Produto interno bruto (PIB) e sua contabilização; 1.2 Desemprego e inflação; 1.3 Taxas de juros e taxas de câmbio; 1.4 Políticas monetária, fiscal e cambial; 1.5 Regimes de metas para a inflação. 1.6 Ataques especulativos e crises financeiras. 2 Noções de microeconomia: 2.1 Teoria do consumidor e a curva de demanda; 2.2 Teoria dos custos de produção e a curva de oferta; 2.3 Análise de oferta e demanda; 3 Economia Brasileira Recente: 3.1 Reformas econômicas da década de 1990: liberalização comercial; privatizações e abertura financeira externa; 3.2 O Plano Real; 3.3 O tripé macroeconômico (regimes de metas para a inflação, superávits fiscais primários e regime de câmbio flutuante) e a economia brasileira nos anos 2000. 3.4 A recessão de 2015-2016 e seus desdobramentos. 3.5 Efeitos econômicos e sociais da crise pandêmica da Covid-19.
COMUNICAÇÃO: 1 Teorias da Comunicação: Comunicação como um campo e um saber interdisciplinar. 2 Teorias da notícia e do jornalismo; Reportagem e a identificação da notícia, produção de pauta, técnicas de entrevista; Gêneros e formatos jornalísticos para diferentes meios; Produção e edição textuais; Narrativas audiovisuais e edição jornalística para diferentes janelas; Legislação e código de ética do jornalista; a ética nas diferentes plataformas e nas empresas jornalísticas. 3 Comunicação Organizacional; Planejamento estratégico da Comunicação; Comunicação integrada ao marketing; Comunicação Corporativa: gestão, imagem, posicionamento; Assessoria de Imprensa, Gestão de Crises e Risco de Imagem; Fronteiras com a Publicidade e as Relações Públicas. 4 Mídias Web e Digitais; Mídias Sociais (LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, wikis, blogs, podcasts); Webjornalismo, hipertexto, hipermídia; Ciberjornalismo: tecnologia e informação. MARKETING: 1 Conceitos básicos. 2 Criando valor para o cliente. 3 Marketing de relacionamento. 4 Novas tendências de mercado; noções básicas de search engine optimization (SEO). 5 Administração de marketing. 6 Planejamento de marketing. 7 O ambiente de marketing e vendas. 8 Análise do mercado, da concorrência e do consumidor. 9 Pesquisa de mercado. 10 Segmentação e posicionamento. 11 Tipos e planos de marketing. 12 Massa, público, multidão e grupo. 13 Opinião pública. 14 Pesquisa de opinião pública. 15 Branding. 16 Marca: agregação de valor e consolidação de imagem. 17 Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa: Evolução do conceito de sustentabilidade; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Gestão ambiental nas organizações; Indicadores de sustentabilidade; Negócios circulares e de impacto socioambiental; Responsabilidade Social Corporativa: normas, modelos e ferramentas; Certificações, selos e balanço socioambiental; Cadeias de Suprimentos e Abastecimento Sustentáveis. Marketing verde e consumo sustentável.