Descrição
Apostila Belo Horizonte 2022 Professor de Educação Física
Cargo: Professor(a) Municipal de Educação Física
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: Instituto AOCP
Edital: Acesso ao Edital
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. A função social da escola na perspectiva de garantia de direitos: aprendizagem, inclusão, democracia e cultura. Objetivo do item: Compreender a educação como um direito subjetivo, enfatizando a perspectiva da inclusão escolar e do respeito às diferenças socioculturais. 2. Os processos de ensino e aprendizagem e a avaliação escolar. Objetivo do item: Reconhecer os processos avaliativos como ação política e pedagógica de caráter formativo, inclusivo e processual, que demanda a compreensão global da trajetória escolar dos estudantes, dos seus modos de apropriação do conhecimento e de suas formas de expressão. 3. A Lei Federal nº 9.394/1996 e a legislação educacional brasileira: seus avanços e suas perspectivas para a fundamentação político-jurídica da educação. Objetivo do item: Compreender a importância dos fundamentos legais e normativos da educação nacional, a fim de construir uma escola democrática e inclusiva. 4. Planejamento docente e organização do trabalho pedagógico na concretização de uma educação de qualidade social. Objetivo do item: Compreender concepções e metodologias que referenciam a construção do planejamento docente, tendo como referência a política educacional do Município, o Projeto Político-Pedagógico e a proposta de ensino-aprendizagem da escola. 5. Referenciais curriculares para o ensino na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Objetivo do item: Conhecer os referenciais que fundamentam a organização curricular da Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (Proposições Curriculares da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, Percursos Curriculares e Trilhas de Aprendizagens para Rede Municipal de Educação em Tempos de Pandemia, Currículo Mineiro, Base Nacional Comum Curricular). 6. Educação Integral como fator de qualidade social no atendimento educacional. Objetivo do item: Compreender os princípios e conceitos político-pedagógicos da Educação Integral e de sua trajetória no Brasil, abordando aspectos do currículo integral, da importância dos territórios educativos, da gestão democrática e participativa e da formação integral dos sujeitos. 7. Letramento como responsabilidade de todas as áreas de conhecimento. Objetivo do item: Dominar a concepção do letramento como fundamento para o exercício da cidadania: vinculação entre leitura e escrita, bidialetismo, superação do preconceito linguístico, reconhecimento dos diferentes usos sociais e culturais da oralidade, da leitura e da escrita nos processos de ensino-aprendizagem em sua correlação com a vida e com as diversas áreas de conhecimento. 8. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e cultura digital no contexto escolar. Objetivo do item: Compreender a necessidade de desenvolver práticas educacionais e de ensino-aprendizagem voltadas para a apropriação do letramento digital e para o uso consciente das tecnologias da informação e da comunicação no mundo contemporâneo.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. Cultura corporal e Educação Física escolar: práticas corporais de aventura, jogos e brincadeiras, esportes, danças, ginásticas e lutas. Objetivo do item: Compreender que as práticas corporais podem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico e diversificado com o objetivo de possibilitar aos estudantes condições para vivenciar conhecimentos historicamente construídos e para ampliar a consciência a respeito dos movimentos e dos recursos para o cuidado de si e dos outros, desenvolvendo autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo a participação de forma confiante e autoral na sociedade. 2. Saúde e qualidade de vida no contexto da educação física escolar. Objetivo do item: Reconhecer a importância da reflexão sobre o lugar da saúde nas práticas da cultura corporal, bem como e também nas relações com outras políticas públicas, possibilitando o desenvolvimento de práticas pedagógicas que propiciem aos estudantes uma visão ampliada e atual sobre a qualidade de vida. 3. Princípios histórico-pedagógicos da Educação Física. Objetivo do item: Compreender a Educação Física e seus princípios como componente curricular que tematiza o movimento humano e suas diversas formas de sentidos e de significados pedagógicos no decorrer da história da Educação. 4. Educação física adaptada e inclusão social. Objetivo do item: Demonstrar compreensão de que a Educação Física possui um vasto universo cultural que oferece várias possibilidades de experimentação dos saberes da cultura corporal e das vivências estéticas e lúdicas, que se inscrevem nos conhecimentos científicos e orientam as práticas pedagógicas na escola, permitindo abordar, numa perspectiva inclusiva, as diferentes formas de expressão do movimento corporal como potencialidades da disciplina para o desenvolvimento da consciência de si, do outro e do contexto social pelos estudantes. 5. Lazer e Educação. Objetivo do item: Reconhecer as perspectivas da educação “para” e “pelo” lazer, com o objetivo de vistas a concebê-lo como elemento que permeia diversos processos educativos e amplia as possibilidades de vivências corporais e lúdicas significativas para a formação humana crítica, cidadã e participativa.
AApostila Belo Horizonte 2022 Professor de Educação Física