Descrição
Apostila Pref Belo Horizonte 2022 Professor de Matemática
Cargo: Professor(a) Municipal de Matemática
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: Instituto AOCP
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$69,98 por R$34,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. A função social da escola na perspectiva de garantia de direitos: aprendizagem, inclusão, democracia e cultura. Objetivo do item: Compreender a educação como um direito subjetivo, enfatizando a perspectiva da inclusão escolar e do respeito às diferenças socioculturais. 2. Os processos de ensino e aprendizagem e a avaliação escolar. Objetivo do item: Reconhecer os processos avaliativos como ação política e pedagógica de caráter formativo, inclusivo e processual, que demanda a compreensão global da trajetória escolar dos estudantes, dos seus modos de apropriação do conhecimento e de suas formas de expressão. 3. A Lei Federal nº 9.394/1996 e a legislação educacional brasileira: seus avanços e suas perspectivas para a fundamentação político-jurídica da educação. Objetivo do item: Compreender a importância dos fundamentos legais e normativos da educação nacional, a fim de construir uma escola democrática e inclusiva. 4. Planejamento docente e organização do trabalho pedagógico na concretização de uma educação de qualidade social. Objetivo do item: Compreender concepções e metodologias que referenciam a construção do planejamento docente, tendo como referência a política educacional do Município, o Projeto Político-Pedagógico e a proposta de ensino-aprendizagem da escola. 5. Referenciais curriculares para o ensino na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Objetivo do item: Conhecer os referenciais que fundamentam a organização curricular da Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (Proposições Curriculares da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, Percursos Curriculares e Trilhas de Aprendizagens para Rede Municipal de Educação em Tempos de Pandemia, Currículo Mineiro, Base Nacional Comum Curricular). 6. Educação Integral como fator de qualidade social no atendimento educacional. Objetivo do item: Compreender os princípios e conceitos político-pedagógicos da Educação Integral e de sua trajetória no Brasil, abordando aspectos do currículo integral, da importância dos territórios educativos, da gestão democrática e participativa e da formação integral dos sujeitos. 7. Letramento como responsabilidade de todas as áreas de conhecimento. Objetivo do item: Dominar a concepção do letramento como fundamento para o exercício da cidadania: vinculação entre leitura e escrita, bidialetismo, superação do preconceito linguístico, reconhecimento dos diferentes usos sociais e culturais da oralidade, da leitura e da escrita nos processos de ensino-aprendizagem em sua correlação com a vida e com as diversas áreas de conhecimento. 8. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e cultura digital no contexto escolar. Objetivo do item: Compreender a necessidade de desenvolver práticas educacionais e de ensino-aprendizagem voltadas para a apropriação do letramento digital e para o uso consciente das tecnologias da informação e da comunicação no mundo contemporâneo.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1.Letramento matemático. Objetivo do item: conceber os processos de ensino-aprendizagem baseados em estratégias de resolução de problemas, investigação, desenvolvimento de projetos e modelagem, com o objetivo de levar os estudantes a desenvolver as habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas, em diversos contextos e situações cotidianas, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas. 2. Apropriação de conceitos e procedimentos matemáticos em situações de aprendizagem criativas e lúdica. Objetivo do item: Demonstrar conhecimentos metodológicos sobre a proposição de situações-problema instigantes e desafiadoras, utilizando recursos didáticos como malhas quadriculadas, ábacos, jogos, livros, vídeos, calculadoras, planilhas eletrônicas e softwares de geometria dinâmica, com o objetivo de levar os estudantes a utilizar o pensamento lógico na construção de hipóteses e estratégias para a apropriação de conceitos e procedimentos matemáticos referentes a números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística. 3. Articulação entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade). Objetivo do item: Demonstrar capacidade de conceber sequências didáticas que levem os estudantes a identificar oportunidades de utilização do conhecimento matemático para resolver problemas, relacionando observações empíricas do mundo real a representações (tabelas, figuras e esquemas), por meio da aplicação de conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) para obter soluções e interpretá-las em situações e contextos cotidianos. 4. Especificidades do ensino da Matemática nos anos finais do ensino fundamental. Objetivo do item: Demonstrar compreensão das especificidades do ensino da Matemática nos anos finais do ensino fundamental, na perspectiva da consolidação e da ampliação das aprendizagens realizadas anteriormente, por meio do planejamento pedagógico voltado para a proposição de situações de aprendizagem que envolvam o uso da modelagem, da linguagem simbólica, da representação e da argumentação matemática que estimulem o desenvolvimento de habilidades matemáticas, em articulação com outras áreas de conhecimento.
Apostila Pref Belo Horizonte 2022 Professor de Matemática