Descrição
Apostila SEDUC TO 2023 Professor Educação Básica Artes
Cargo: Professor Educação Básica Artes
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: FVG CONHECIMENTO
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 1515
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Escritura de frases com correção e adequação a distintas situações comunicativas; Noções de semântica: antônimos, sinônimos, sentido próprio e figurado; Emprego adequado de pontuação; Emprego das diversas classes de palavras; Concordância, regência e colocação de termos; Emprego de sinais gráficos e do acento grave indicativo da crase.
METODOLOGIA DE ENSINO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL METODOLOGIA DE ENSINO: Concepções teóricas de educação, mundo, homem e Escola; Tendências Pedagógicas; Projeto Político Pedagógico; Níveis e Modalidades da Educação Nacional; Recursos e procedimentos didáticos; Currículo integrado; Valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais como processos de enfrentamento à desigualdade; Trabalho como princípio educativo e Pesquisa como princípio pedagógico; Função social da educação escolar; Relação Escola e Comunidade; Relação Professor e aluno; Planejamento do ensino; Avaliação da aprendizagem; Tecnologias da informação e da comunicação no trabalho pedagógico; Gestão escolar democrática e participativa; Educação inclusiva. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: Constituição Federal de 1988 (Capítulo III, Seção I -Da Educação); Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e suas alterações; Lei nº 2.139, de 3 de setembro de 2009; Sistema Estadual de Ensino do Tocantins. Lei nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação (PNE); Lei nº 2.977/2015 – Plano Estadual de Educação (PEE/TO); Lei nº 1.818/ 2007 – Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Tocantins. Lei nº 2.859/2014 – Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica Pública do Estado do Tocantins (PCCS); Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos; Resolução CNE/CP nº 02, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Resolução nº 024, de 14 de março de 2019. Aprova o Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, para o Território do Tocantins (DCT); Regimento Escolar da Rede Estadual de Ensino; Resolução CEE/TO nº 082, de 03 de agosto de 2017, que aprova o Regimento Escolar da Rede Estadual de Ensino; Portaria-Seduc nº 3166, de 18 de setembro de 2017. Regulamenta o Art. 65 do Regimento Escolar 2017; Lei nº 14.113/2020 e Lei nº 14.276/2021 – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); Lei nº 13.415/2017 – Novo Ensino Médio; Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO TOCANTINS: O processo de criação do Estado; Organização política e territorial; Divisão política e regiões administrativas; Símbolos do Tocantins; Patrimônio histórico e cultural; Dinâmica populacional, migração e estrutura etária; Povos indígenas e comunidades quilombolas; Vegetação, clima, hidrografiaerelevo; Matriz produtiva e matriz energética; Unidades de conservação.
MATEMÁTICA: O ensino na Formação Geral Básica e as Competências Socioemocionais; Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1º ou do 2º graus; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
A estruturação do ensino de Arte e suas concepções teóricometodológicas na educação básica; Arte e educação no Brasil: fundamentos e metodologias do ensino das diferentes linguagens artísticas – princípios, pressupostos, procedimentos e instrumentos; Arte, educação e cultura: diálogos entre a escola e a Comunidade; Arte no contexto cultural: pluralidade cultural, interculturalidade, cultura de massa e folclore brasileiro; Papel social da Arte; A articulação do fazer artístico, a apreciação estética e a contextualização sócio- histórica no contexto escolar; História da Arte: Origem, características; principais obras e artistas dos estilos da arte: renascentista, barroco, impressionista, expressionista e da arte brasileira (século XIX, moderna e contemporânea); As Vanguardas europeias do século XX e as transformações estéticas da Arte moderna; Arte modernista no Brasil: a Semana de 1922 e seus desdobramentos; Grafismos dos indígenas brasileiros; As Artes Visuais como um modo de conhecimento e interpretação do mundo; Leitura, interpretação e crítica: tipos de leitura e análise (objetivo, subjetivo e formal). A Música como um modo de conhecimento e interpretação do mundo; Influências socioculturais na formação da música brasileira; Música e transversalidade; O processo de encenação teatral: conceito e percurso histórico de diferentes concepções teatrais e propostas contemporâneas; Teatro, criatividade e imaginação; Teatro, cultura e sociedade; Teatro e multiculturalidade (identidade e diversidade); A dança no contexto educacional, estilos e diversidade cultural; A arte e o patrimônio cultural, como processo de cidadania; Patrimônio cultural e artístico material e imaterial; Interfaces entre as diversas linguagens artísticas; Arte Pública: às proposições e provocações estéticas em espaços acessíveis ao público; Expressão, comunicação e tecnologia; Arte e Tecnologia: novas mídias; O ensino da Arte e as dimensões das linguagens segundo o Documento Curricular do Tocantins do Ensino Fundamental – Linguagens – Arte (2019), Ensino Médio – BNCC (20217, de acordo com os tópicos abaixo. 1. Dimensões do Conhecimento em Arte: Criação; Crítica; Estesia; Expressão; Fruição; Reflexão. 2. Unidades Temáticas: Artes Visuais; Dança; Música; Teatro; Artes Integradas. 3. Objetos de Conhecimento: Contextos e práticas; Elementos da linguagem; Materialidade; Sistemas da linguagem; Processo de criação; Notação e registro musical; Matrizes estéticas e culturais; Patrimônio cultural; Arte e tecnologia.