Descrição
Apostila SEDUC TO 2023 Professor Educação Básica Educação Física
Cargo: Professor Educação Básica Educação Física
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: FVG CONHECIMENTO
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Escritura de frases com correção e adequação a distintas situações comunicativas; Noções de semântica: antônimos, sinônimos, sentido próprio e figurado; Emprego adequado de pontuação; Emprego das diversas classes de palavras; Concordância, regência e colocação de termos; Emprego de sinais gráficos e do acento grave indicativo da crase.
METODOLOGIA DE ENSINO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL METODOLOGIA DE ENSINO: Concepções teóricas de educação, mundo, homem e Escola; Tendências Pedagógicas; Projeto Político Pedagógico; Níveis e Modalidades da Educação Nacional; Recursos e procedimentos didáticos; Currículo integrado; Valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais como processos de enfrentamento à desigualdade; Trabalho como princípio educativo e Pesquisa como princípio pedagógico; Função social da educação escolar; Relação Escola e Comunidade; Relação Professor e aluno; Planejamento do ensino; Avaliação da aprendizagem; Tecnologias da informação e da comunicação no trabalho pedagógico; Gestão escolar democrática e participativa; Educação inclusiva. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: Constituição Federal de 1988 (Capítulo III, Seção I -Da Educação); Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e suas alterações; Lei nº 2.139, de 3 de setembro de 2009; Sistema Estadual de Ensino do Tocantins. Lei nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação (PNE); Lei nº 2.977/2015 – Plano Estadual de Educação (PEE/TO); Lei nº 1.818/ 2007 – Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Tocantins. Lei nº 2.859/2014 – Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica Pública do Estado do Tocantins (PCCS); Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos; Resolução CNE/CP nº 02, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Resolução nº 024, de 14 de março de 2019. Aprova o Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, para o Território do Tocantins (DCT); Regimento Escolar da Rede Estadual de Ensino; Resolução CEE/TO nº 082, de 03 de agosto de 2017, que aprova o Regimento Escolar da Rede Estadual de Ensino; Portaria-Seduc nº 3166, de 18 de setembro de 2017. Regulamenta o Art. 65 do Regimento Escolar 2017; Lei nº 14.113/2020 e Lei nº 14.276/2021 – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); Lei nº 13.415/2017 – Novo Ensino Médio; Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO TOCANTINS: O processo de criação do Estado; Organização política e territorial; Divisão política e regiões administrativas; Símbolos do Tocantins; Patrimônio histórico e cultural; Dinâmica populacional, migração e estrutura etária; Povos indígenas e comunidades quilombolas; Vegetação, clima, hidrografiaerelevo; Matriz produtiva e matriz energética; Unidades de conservação.
MATEMÁTICA: O ensino na Formação Geral Básica e as Competências Socioemocionais; Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1º ou do 2º graus; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Objetivo da Educação Física na Educação Básica. Marcos históricos da Educação Física. História dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Competências específicas da educação física no Ensino Fundamental. Dimensões de conhecimento da Educação Física no Ensino Fundamental. Unidades Temáticas da Educação Física no Ensino Fundamental. Critérios de progressão do conhecimento das práticas corporais no Ensino Fundamental: Brincadeiras e Jogos, Lutas e Danças: progressão das esferas sociais mais familiares às menos familiares, isto é, do meio comunitário e regional para o nacional e mundial, valorizando aquelas de matriz indígena e africana. Esportes: classificados e distribuídos ao longo do Ensino Fundamental, de acordo com a tipologia: marca, precisão, técnico combinatório, Rede/quadra dividida ou parede de rebote, Campo e taco, Invasão ou territorial e combate. Ginásticas: respeitam a diversidade dessas práticas e suas características, partindo da ginástica geral, com seus elementos básicos, nos primeiros anos do ensino fundamental, para a ginástica de condicionamento físico e de conscientização corporal, nos anos finais. Práticas corporais de aventura: urbanas e na natureza. Definição de brincadeiras e jogos no Ensino Fundamental: Brincadeiras e jogos de matriz indígena; Brincadeiras e jogos de matriz africana; Jogos eletrônicos. Definição e classificação dos esportes no Ensino Fundamental: Esportes de marca; esportes de precisão, esportes técnico combinatórios, esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote esportes de campo e taco, esportes de invasão ou territorial e esportes de combate. Definição de ginástica: Ginástica geral; Ginástica de conscientização corporal; Ginástica de condicionamento físico. Anamnese, avaliação antropométrica (peso e altura) e IMC, distúrbios de imagem e alimentares, mídia e saúde; exercícios físicos (benefícios, riscos, indicações e contraindicações), o uso de medicamentos/rendimento exercícios e postura adequada, frequência cardíaca e respiratória/intensidade e esforço. Definição de danças no Ensino Fundamental: Danças do contexto tocantinense: Súcia, Jiquitaia e catira; Danças do Brasil; Danças do contexto mundial. Definição de lutas no Ensino Fundamental: Lutas de matriz africana: Capoeira; Lutas de matriz indígena: Idjassú e HukaHuka; Lutas do Brasil e do contexto mundial. Definição de práticas corporais de aventura no Ensino Fundamental: Práticas corporais de aventura urbanas; Práticas corporais de aventura na natureza. A experimentação e a reflexão sobre as práticas corporais de educação física no Ensino Médio, segundo Documento Curricular do Tocantins – Ensino Médio. Competência Específicas da Área de Linguagens no Ensino Médio. Ensino Médio: práticas corporais institucionalizadas, práticas corporais não institucionalizadas e tópicos emergentes. Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e as habilidades no Ensino Médio: formação do sujeito e suas práticas sociais, uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.