Descrição
Apostila SEDUC TO 2023 Professor Educação Básica Filosofia
Cargo: Professor Educação Básica Filosofia
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: FVG CONHECIMENTO
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Escritura de frases com correção e adequação a distintas situações comunicativas; Noções de semântica: antônimos, sinônimos, sentido próprio e figurado; Emprego adequado de pontuação; Emprego das diversas classes de palavras; Concordância, regência e colocação de termos; Emprego de sinais gráficos e do acento grave indicativo da crase.
METODOLOGIA DE ENSINO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL METODOLOGIA DE ENSINO: Concepções teóricas de educação, mundo, homem e Escola; Tendências Pedagógicas; Projeto Político Pedagógico; Níveis e Modalidades da Educação Nacional; Recursos e procedimentos didáticos; Currículo integrado; Valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais como processos de enfrentamento à desigualdade; Trabalho como princípio educativo e Pesquisa como princípio pedagógico; Função social da educação escolar; Relação Escola e Comunidade; Relação Professor e aluno; Planejamento do ensino; Avaliação da aprendizagem; Tecnologias da informação e da comunicação no trabalho pedagógico; Gestão escolar democrática e participativa; Educação inclusiva. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: Constituição Federal de 1988 (Capítulo III, Seção I -Da Educação); Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e suas alterações; Lei nº 2.139, de 3 de setembro de 2009; Sistema Estadual de Ensino do Tocantins. Lei nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação (PNE); Lei nº 2.977/2015 – Plano Estadual de Educação (PEE/TO); Lei nº 1.818/ 2007 – Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Tocantins. Lei nº 2.859/2014 – Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica Pública do Estado do Tocantins (PCCS); Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos; Resolução CNE/CP nº 02, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Resolução nº 024, de 14 de março de 2019. Aprova o Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, para o Território do Tocantins (DCT); Regimento Escolar da Rede Estadual de Ensino; Resolução CEE/TO nº 082, de 03 de agosto de 2017, que aprova o Regimento Escolar da Rede Estadual de Ensino; Portaria-Seduc nº 3166, de 18 de setembro de 2017. Regulamenta o Art. 65 do Regimento Escolar 2017; Lei nº 14.113/2020 e Lei nº 14.276/2021 – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); Lei nº 13.415/2017 – Novo Ensino Médio; Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO TOCANTINS: O processo de criação do Estado; Organização política e territorial; Divisão política e regiões administrativas; Símbolos do Tocantins; Patrimônio histórico e cultural; Dinâmica populacional, migração e estrutura etária; Povos indígenas e comunidades quilombolas; Vegetação, clima, hidrografiaerelevo; Matriz produtiva e matriz energética; Unidades de conservação.
MATEMÁTICA: O ensino na Formação Geral Básica e as Competências Socioemocionais; Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1º ou do 2º graus; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Metodologia do ensino de Filosofia: saber filosófico escolar; trabalho com documentos e diferentes linguagens no ensino de Filosofia. Saber sobre a história da Filosofia e seus autores/representantes; Contexto histórico-filosófico e diferenciação dos períodos da História da Filosofia. Competências específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o Ensino Médio. Filosofia Antiga – Origem da Filosofia, Período Pré-socrático, Período Socrático, Período Helenístico, Nascimento da ética (Talles de Mileto, Anaxímenes, Anaximandro, Heráclito, Pitágoras, Parmênides, Anaxágoras, Demócrito, Protágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles, Epicuro, Cicero, Sêneca, Plotino, Ética e Política; Epicurismo e Estoicismo). Filosofia Medieval – Contexto e autores deste período (Santo Tomas de Aquino e Santo Agostinho, Santo Anselmo, Duns Escoto, Nicola de Cusa). Filosofia Moderna: Humanismo, Ceticismo, Renascentismo, Iluminismo, Cientificismo, (Descartes, Locke, Hume, Bacon, Rousseau, Montesquieu, Voltaire, Hobbes, Montaigne, Kant, Adam Smith); Filosofia Contemporânea – I (SEC XVIII – SEC XIX) – O Positivismo, Idealismo, Racionalismo, Pragmatismo, Cientificismo, Liberalismo, Niilismo, Utilitarismo, Fenomenologia, Pluralismo e Subjetividade. (Nietzsche, Hegel, Marx / Engels, Spinoza, Gramsci, Kierkegaard) Filosofia Contemporânea II – (SEC XX) – Construcionismo, Neoescolastica, Fenomenologia, Positivismo Lógico, Estruturalismo, Existencialismo, Neopragmatismo, Objetivismo, Teoria Crítica, Escola de Frankfurt (Autores: Foucault, Adorno, Benjamin, Sartre, Max Scheler, Max Horkeimer, Zygmunt Bauman, Jürgen Habermas, Hannah Arendt, Husserl, Russell, Wittgesnstein, Heidegger, Horkheimer, Sartre).