Descrição
Apostila SEDUC TO 2023 Professor Educação Básica Inglês
Cargo: Professor Educação Básica Inglês
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: FVG CONHECIMENTO
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 1136
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Escritura de frases com correção e adequação a distintas situações comunicativas; Noções de semântica: antônimos, sinônimos, sentido próprio e figurado; Emprego adequado de pontuação; Emprego das diversas classes de palavras; Concordância, regência e colocação de termos; Emprego de sinais gráficos e do acento grave indicativo da crase.
METODOLOGIA DE ENSINO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL METODOLOGIA DE ENSINO: Concepções teóricas de educação, mundo, homem e Escola; Tendências Pedagógicas; Projeto Político Pedagógico; Níveis e Modalidades da Educação Nacional; Recursos e procedimentos didáticos; Currículo integrado; Valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais como processos de enfrentamento à desigualdade; Trabalho como princípio educativo e Pesquisa como princípio pedagógico; Função social da educação escolar; Relação Escola e Comunidade; Relação Professor e aluno; Planejamento do ensino; Avaliação da aprendizagem; Tecnologias da informação e da comunicação no trabalho pedagógico; Gestão escolar democrática e participativa; Educação inclusiva. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: Constituição Federal de 1988 (Capítulo III, Seção I -Da Educação); Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e suas alterações; Lei nº 2.139, de 3 de setembro de 2009; Sistema Estadual de Ensino do Tocantins. Lei nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação (PNE); Lei nº 2.977/2015 – Plano Estadual de Educação (PEE/TO); Lei nº 1.818/ 2007 – Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Tocantins. Lei nº 2.859/2014 – Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica Pública do Estado do Tocantins (PCCS); Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos; Resolução CNE/CP nº 02, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Resolução nº 024, de 14 de março de 2019. Aprova o Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, para o Território do Tocantins (DCT); Regimento Escolar da Rede Estadual de Ensino; Resolução CEE/TO nº 082, de 03 de agosto de 2017, que aprova o Regimento Escolar da Rede Estadual de Ensino; Portaria-Seduc nº 3166, de 18 de setembro de 2017. Regulamenta o Art. 65 do Regimento Escolar 2017; Lei nº 14.113/2020 e Lei nº 14.276/2021 – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); Lei nº 13.415/2017 – Novo Ensino Médio; Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO TOCANTINS: O processo de criação do Estado; Organização política e territorial; Divisão política e regiões administrativas; Símbolos do Tocantins; Patrimônio histórico e cultural; Dinâmica populacional, migração e estrutura etária; Povos indígenas e comunidades quilombolas; Vegetação, clima, hidrografiaerelevo; Matriz produtiva e matriz energética; Unidades de conservação.
MATEMÁTICA: O ensino na Formação Geral Básica e as Competências Socioemocionais; Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1º ou do 2º graus; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1) CONHECIMENTO LITERÁRIO Interpretação e compreensão linguística e contextual de textos considerados literários em Língua Inglesa 2) LETRAMENTOS e MULTILETRAMENTOS – Conceituação e ensino – Diferentes concepções de leitura – Interpretação de textos de diversos gêneros em Língua Inglesa, produzidos em diferentes contextos socioculturais – Variação e pluralidade linguística e cultural. Língua Inglesa como língua materna, franca e/ou oficial no mundo; comunicação intercultural; construção de identidades no mundo globalizado – Reconhecimento e desmitificação de estereótipos e preconceitos linguísticos 3) TEORIAS DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E APRENDIZAGEM – Diferentes concepções de linguagem – Perspectiva sócio-histórica, cultural e ideológica – Dialogismo 4) PRÁTICAS DE USO DA LÍNGUA – Língua Inglesa como língua de comunicação internacional – Interação discursiva – Produção de textos orais e escritos – Estratégias e procedimentos de leitura – Textos descritivos, narrativos e argumentativos em Inglês. Reconhecimento da ideia central, explícita e/ou implícita. Inferência – Ensino da gramática em situações de comunicação real: aspectos morfológicos, lexicais, sintáticos, discursivos e semânticos da língua em uso. Elementos de coerência e coesão. Formação e classificação de palavras, falsos cognatos, tempos e modos verbais, verbos modais, conjunções, preposições, pronomes, discurso direto e indireto, construção de afirmativa, negativa e interrogativa, grau dos adjetivos, quantificadores, referência, figuras de linguagem – Elementos paralinguísticos e cinésicos – Intertextualidade e multimodalidade 5) ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DA BNCC (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO) 6) A TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA – Ambientes virtuais de aprendizagem 7) AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 8) AVALIAÇÃO DE DIFERENTES FERRAMENTAS DE APOIO DIDÁTICO (Cadernos do Estudante e do Professor, dicionários bilíngues e monolíngues, livros didáticos e paradidáticos, equipamentos audiovisuais, laboratório de informática etc.)