Descrição
Apostila SEDUC TO 2023 Professor Educação Básica Sociologia
Cargo: Professor Educação Básica Sociologia
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: FVG CONHECIMENTO
Edital: Acesso ao Edital
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Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Escritura de frases com correção e adequação a distintas situações comunicativas; Noções de semântica: antônimos, sinônimos, sentido próprio e figurado; Emprego adequado de pontuação; Emprego das diversas classes de palavras; Concordância, regência e colocação de termos; Emprego de sinais gráficos e do acento grave indicativo da crase.
METODOLOGIA DE ENSINO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL METODOLOGIA DE ENSINO: Concepções teóricas de educação, mundo, homem e Escola; Tendências Pedagógicas; Projeto Político Pedagógico; Níveis e Modalidades da Educação Nacional; Recursos e procedimentos didáticos; Currículo integrado; Valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais como processos de enfrentamento à desigualdade; Trabalho como princípio educativo e Pesquisa como princípio pedagógico; Função social da educação escolar; Relação Escola e Comunidade; Relação Professor e aluno; Planejamento do ensino; Avaliação da aprendizagem; Tecnologias da informação e da comunicação no trabalho pedagógico; Gestão escolar democrática e participativa; Educação inclusiva. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: Constituição Federal de 1988 (Capítulo III, Seção I -Da Educação); Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e suas alterações; Lei nº 2.139, de 3 de setembro de 2009; Sistema Estadual de Ensino do Tocantins. Lei nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação (PNE); Lei nº 2.977/2015 – Plano Estadual de Educação (PEE/TO); Lei nº 1.818/ 2007 – Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Tocantins. Lei nº 2.859/2014 – Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica Pública do Estado do Tocantins (PCCS); Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos; Resolução CNE/CP nº 02, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Resolução nº 024, de 14 de março de 2019. Aprova o Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, para o Território do Tocantins (DCT); Regimento Escolar da Rede Estadual de Ensino; Resolução CEE/TO nº 082, de 03 de agosto de 2017, que aprova o Regimento Escolar da Rede Estadual de Ensino; Portaria-Seduc nº 3166, de 18 de setembro de 2017. Regulamenta o Art. 65 do Regimento Escolar 2017; Lei nº 14.113/2020 e Lei nº 14.276/2021 – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); Lei nº 13.415/2017 – Novo Ensino Médio; Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO TOCANTINS: O processo de criação do Estado; Organização política e territorial; Divisão política e regiões administrativas; Símbolos do Tocantins; Patrimônio histórico e cultural; Dinâmica populacional, migração e estrutura etária; Povos indígenas e comunidades quilombolas; Vegetação, clima, hidrografiaerelevo; Matriz produtiva e matriz energética; Unidades de conservação.
MATEMÁTICA: O ensino na Formação Geral Básica e as Competências Socioemocionais; Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1º ou do 2º graus; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Metodologia do ensino de Sociologia: saber sociológico escolar; trabalho com documentos e diferentes linguagens no ensino de Sociologia. Saber sobre a história da Sociologia e seus autores/ representantes; Contexto histórico-sociológico e diferenciação do seu contexto sociológico. Objetivo da Sociologia. Competências específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o Ensino Médio. O surgimento da Sociologia no Séc. XIX e seu contexto; o papel da sociologia; Sociologia e o Capitalismo, a Revolução Industrial e o impacto na Sociologia; O impacto da urbanização social; A Sociologia como ciência; A Sociologia no Brasil e seus representantes. Expoentes da Sociologia: Auguste Comte; Saint-Simon; Karl Marx; Durkheim; Max Weber; Herbert Spencer. Temas Sociológicos: Positivismo; Antipositivismo; Teoria do conflito; Estruturalismo; Pós-estruturalismo; Subjetividade; Objetividade; Funcionalismo; Utilitarismo; Sincronia; Diacronia; Interacionismo simbólico; Os diferentes focos tradicionais da sociologia. Sociologia no Brasil e suas fases: Pré-científica ou Precursores; Consolidação da sociologia; Crise; Ressurgimento e profissionalização. Pensadores da Sociologia no Brasil: Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Octavio Ianni, Fernando Henrique Cardoso, Florestan Fernandes, José Pastore, Roberto DaMatta, Jessé Souza. Temas abordados na Sociologia no Brasil: identidade nacional; influência do passado colonial e escravista; Problemas socioeconômicos e políticos; Costumes; Estudo das mulheres e de outras minorias.