Descrição
Apostila SEE AC 2023 Professor PNS P2 Biologia Ciências
Cargo: Professor PNS P2 Professor Biologia Ciências
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: IBFC
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 1454
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$85,98 por R$42,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual. 3. Ortografia oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Sintaxe da oração e do período. 8. Emprego dos sinais de Pontuação. 9. Concordância nominal e verbal. 10. Regência nominal e verbal. 11. Significação das palavras. 12. Redação de correspondências oficiais. 13. Reescritura de frase. 14. Função social da linguagem. 15. Relação entre a linguagem verbal e as outras linguagens. 16. Variação linguística. 17. Mecanismos de organização textual: coesão e coerência. 18. Semântica. 19. Figuras de linguagem.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO ACRE: 1. História, Historiografia e Realidade Étnica e Social do Acre: A anexação do Acre ao Brasil. O processo de ocupação das terras acreanas, a ocupação indígena, a imigração nordestina e a produção da borracha e a insurreição. Organização social do Acre e expressão literária. A chegada dos “paulistas” nas terras acreanas a partir dos anos 1970 do século passado: êxodo rural, conflitos pela terra e invasões do espaço urbano. Comemorações cívicas. 2. Política e Economia do Acre: Indicadores Socioeconômicos: Economia, Produto Interno Bruto, Evolução das Ocupações e do Emprego, População. Trabalhos e produção nas diferentes nações indígenas, uso e posse da terra dos indígenas da Amazônia no auge do ciclo da borracha, ocupação e utilização da terra, ocupação e disputa pela terra entre povos indígenas e grupos de interesse socioeconômico e atividades econômicas mais relevantes no estudo da história da Amazônia e do Acre. 3. Geografia do Acre: Amazônia e características gerais: O espaço acreano. Aspectos geográficos e ecológicos da Amazônia e do Acre. Formação econômica do Acre. Processo de anexação do Acre ao Brasil: tratados e limites. O território do Acre, municípios e populações do Acre: população e localização. Nova configuração do mapa. Microrregiões. Atuais municípios. Relevo, vegetação e suas características, clima, solo, hidrografia, fluxo migratório, extrativismo e Zoneamento Ecológico do Acre. Hidrografia: Bacia Amazônica e principais rios do Acre. Modos de vida no campo e na cidade.
LEGISLAÇÃO: 1. Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. 2. Lei Federal nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 3. Lei Federal nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação. 4. Resolução CNE/CP nº 01/04 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnicoraciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. 5. Lei Federal nº 13.146/2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 6. Resolução CNE/CEB nº 04/09 – Institui Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Especial. 7. Resolução CNE/CEB nº 04/10 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 8. Resolução CEE/AC nº 277/2017 – Altera no que couber a Resolução CEE/AC nº 166/2013 que estabelece normas para a Educação Especial, no tocante ao atendimento de pessoa com deficiência ou altas habilidades nas Escolas de Educação Básica do Estado do Acre. 9. Resolução CNE/CP nº 2/2017 – Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1. Educação científica; Alfabetização científica e importância social do ensino de Ciências. 2. Natureza do conhecimento científico; Metodologia do ensino de Ciências e sua articulação com os demais conteúdos do programa. 3. A experimentação no ensino de Ciências; O ensino de Ciências e os temas transversais; Articulação entre os conteúdos de Ciências e os temas transversais. 4. Universo; Concepção de Universo, Sistema Solar, planeta Terra; Origem do universo e da Terra; Atração gravitacional da Terra. 5. Caracterização da constituição da Terra e das condições existentes para a presença de vida. 6. Comparação entre as teorias heliocêntricas e geocêntricas. 7. O papel das novas tecnologias e os principais eventos da história da Astronomia. 8. Meio ambiente e sociedade; Ecossistema e seus componentes; Principais biomas. 9. Estudo das populações, interações dos seres vivos; Cadeias, teias e pirâmides ecológicas. 10. Fluxo de matéria e de energia; Ciclos biogeoquímicos: água, carbono e oxigênio; Tipos de solos; exploração e conservação do solo; Composição do ar atmosférico; Poluição do ar. 11. Propriedades físicas e químicas da água; Purificação e tratamento de água e esgoto; Relações entre ar, solo, água e os seres vivos. 12. O ambiente e a interferência do homem; Seres vivos; Origem e evolução biológica dos seres vivos. 13. Teorias de Lamarck e Darwin: adaptação e seleção natural. 14. Hereditariedade e o meio ambiente. 15. Diversidade biológica: classificação e caracterização geral dos filos. 16. Características gerais dos seres vivos e suas funções vitais; Características da célula animal e vegetal. 17. Processos bioenergéticos: respiração, fotossíntese e síntese de proteínas; Ser humano e saúde. 18. Tipos básicos de tecidos e suas funções; Órgãos e sistemas do corpo humano e suas funções. 19. Métodos de prevenção e tratamento de doenças parasitárias e carenciais. 20. Química; Estrutura e propriedades da matéria: elementos químicos, tabela periódica e modelos atômicos. 21. Misturas e combinações: misturas homogêneas e heterogêneas; preparação e separação de misturas; reações químicas. 22. Funções químicas: óxidos, bases, ácidos e sais. 23. Introdução ao estudo da Física; Medidas de grandezas; Estados físicos da matéria; Força e movimento. 24. Energia térmica, calor e temperatura; Energia cinética e potencial e transformações das formas de energia. 25. Gravidade, massa e peso; Trabalho e potência; Máquinas simples. 26. Movimentos ondulatórios e fenômenos luminosos; Eletricidade e magnetismo.