Descrição
Apostila SEE AC 2023 Professor PNS P2 Educacional Especializado AEE
Cargo: Professor PNS P2 Educacional Especializado AEE
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: IBFC
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 1288
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$85,98 por R$42,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual. 3. Ortografia oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Sintaxe da oração e do período. 8. Emprego dos sinais de Pontuação. 9. Concordância nominal e verbal. 10. Regência nominal e verbal. 11. Significação das palavras. 12. Redação de correspondências oficiais. 13. Reescritura de frase. 14. Função social da linguagem. 15. Relação entre a linguagem verbal e as outras linguagens. 16. Variação linguística. 17. Mecanismos de organização textual: coesão e coerência. 18. Semântica. 19. Figuras de linguagem.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO ACRE: 1. História, Historiografia e Realidade Étnica e Social do Acre: A anexação do Acre ao Brasil. O processo de ocupação das terras acreanas, a ocupação indígena, a imigração nordestina e a produção da borracha e a insurreição. Organização social do Acre e expressão literária. A chegada dos “paulistas” nas terras acreanas a partir dos anos 1970 do século passado: êxodo rural, conflitos pela terra e invasões do espaço urbano. Comemorações cívicas. 2. Política e Economia do Acre: Indicadores Socioeconômicos: Economia, Produto Interno Bruto, Evolução das Ocupações e do Emprego, População. Trabalhos e produção nas diferentes nações indígenas, uso e posse da terra dos indígenas da Amazônia no auge do ciclo da borracha, ocupação e utilização da terra, ocupação e disputa pela terra entre povos indígenas e grupos de interesse socioeconômico e atividades econômicas mais relevantes no estudo da história da Amazônia e do Acre. 3. Geografia do Acre: Amazônia e características gerais: O espaço acreano. Aspectos geográficos e ecológicos da Amazônia e do Acre. Formação econômica do Acre. Processo de anexação do Acre ao Brasil: tratados e limites. O território do Acre, municípios e populações do Acre: população e localização. Nova configuração do mapa. Microrregiões. Atuais municípios. Relevo, vegetação e suas características, clima, solo, hidrografia, fluxo migratório, extrativismo e Zoneamento Ecológico do Acre. Hidrografia: Bacia Amazônica e principais rios do Acre. Modos de vida no campo e na cidade.
LEGISLAÇÃO: 1. Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. 2. Lei Federal nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 3. Lei Federal nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação. 4. Resolução CNE/CP nº 01/04 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnicoraciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. 5. Lei Federal nº 13.146/2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 6. Resolução CNE/CEB nº 04/09 – Institui Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Especial. 7. Resolução CNE/CEB nº 04/10 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 8. Resolução CEE/AC nº 277/2017 – Altera no que couber a Resolução CEE/AC nº 166/2013 que estabelece normas para a Educação Especial, no tocante ao atendimento de pessoa com deficiência ou altas habilidades nas Escolas de Educação Básica do Estado do Acre. 9. Resolução CNE/CP nº 2/2017 – Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1. A construção de uma escola democrática e inclusiva que garanta o acesso, a permanência e aprendizagens efetivas. 2. Fundamentos da Educação Especial. 3. A Política educacional e a Educação Especial. 4. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. 5. A educação escolar: aprendizagens e ensino. 6. Alfabetização, Educação Psicomotora. 7. Aquisições da Linguagem Oral e Escrita. 8. Currículo nas salas de aula inclusivas. 9. Aprendizagem nas escolas inclusivas. 10. Acessibilidade. 11. Recursos e Adaptações. 12. A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem para os com necessidades educacionais especiais. 13. O trabalho com as diferentes necessidades educacionais especiais. 14. Avaliação. 15. Atuação Prática do Professor. 16. O desenvolvimento das potencialidades físicas e intelectuais. 17. A ajuda na aquisição da estabilidade emocional. 18. O desenvolvimento das possibilidades de comunicação. 19. A redução das limitações provocadas pela deficiência. 20. O apoio na inserção familiar, escolar e social de crianças e jovens deficientes. 21. O desenvolvimento da independência a todos os níveis em que se possa processar. 22. Repensando a deficiência à luz de novos pressupostos. 23. A inteligência emocional no contexto da educação especial inclusiva. 24. Estilos de aprendizagem. 25. O atendimento educacional especializado. 26. Articulação entre escola comum e educação especial: ações e responsabilidades compartilhadas. 27. Sala de Recursos Multifuncionais. 28. Etapas de um estudo de caso. 29. Roteiro para plano de atendimento educacional especializado.