Descrição
Apostila SEE AC 2023 Professor PNS P2 Tradutor Intérprete Libras
Cargo: Professor PNS P2 Professor Tratutor Intérprete Libras
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: IBFC
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$85,98 por R$42,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual. 3. Ortografia oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Sintaxe da oração e do período. 8. Emprego dos sinais de Pontuação. 9. Concordância nominal e verbal. 10. Regência nominal e verbal. 11. Significação das palavras. 12. Redação de correspondências oficiais. 13. Reescritura de frase. 14. Função social da linguagem. 15. Relação entre a linguagem verbal e as outras linguagens. 16. Variação linguística. 17. Mecanismos de organização textual: coesão e coerência. 18. Semântica. 19. Figuras de linguagem.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO ACRE: 1. História, Historiografia e Realidade Étnica e Social do Acre: A anexação do Acre ao Brasil. O processo de ocupação das terras acreanas, a ocupação indígena, a imigração nordestina e a produção da borracha e a insurreição. Organização social do Acre e expressão literária. A chegada dos “paulistas” nas terras acreanas a partir dos anos 1970 do século passado: êxodo rural, conflitos pela terra e invasões do espaço urbano. Comemorações cívicas. 2. Política e Economia do Acre: Indicadores Socioeconômicos: Economia, Produto Interno Bruto, Evolução das Ocupações e do Emprego, População. Trabalhos e produção nas diferentes nações indígenas, uso e posse da terra dos indígenas da Amazônia no auge do ciclo da borracha, ocupação e utilização da terra, ocupação e disputa pela terra entre povos indígenas e grupos de interesse socioeconômico e atividades econômicas mais relevantes no estudo da história da Amazônia e do Acre. 3. Geografia do Acre: Amazônia e características gerais: O espaço acreano. Aspectos geográficos e ecológicos da Amazônia e do Acre. Formação econômica do Acre. Processo de anexação do Acre ao Brasil: tratados e limites. O território do Acre, municípios e populações do Acre: população e localização. Nova configuração do mapa. Microrregiões. Atuais municípios. Relevo, vegetação e suas características, clima, solo, hidrografia, fluxo migratório, extrativismo e Zoneamento Ecológico do Acre. Hidrografia: Bacia Amazônica e principais rios do Acre. Modos de vida no campo e na cidade.
LEGISLAÇÃO: 1. Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. 2. Lei Federal nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 3. Lei Federal nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação. 4. Resolução CNE/CP nº 01/04 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnicoraciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. 5. Lei Federal nº 13.146/2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 6. Resolução CNE/CEB nº 04/09 – Institui Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Especial. 7. Resolução CNE/CEB nº 04/10 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 8. Resolução CEE/AC nº 277/2017 – Altera no que couber a Resolução CEE/AC nº 166/2013 que estabelece normas para a Educação Especial, no tocante ao atendimento de pessoa com deficiência ou altas habilidades nas Escolas de Educação Básica do Estado do Acre. 9. Resolução CNE/CP nº 2/2017 – Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1. Educação de surdos: história e teorias. 2. Identidades e cultura surda. 3. Políticas educacionais para surdos e processos inclusivos. 4. Fonologia e Língua Brasileira de Sinais. 5. Morfologia e Língua Brasileira de Sinais. 6. Sintaxe e Língua Brasileira de Sinais. 7. Semântica e pragmática e Língua Brasileira de Sinais. 8. Ensino da Língua Brasileira de Sinais como primeira língua. 9. Ensino da Língua Brasileira de Sinais como segunda língua. 10. Gêneros e tipos textuais no ensino de Língua Portuguesa: leitura e produção de texto. 11. Leitura e compreensão de textos: estratégias de ensino. 12. Variação linguística e ensino de língua materna. 13. Ensino do sistema fonológico e de sua relação com o sistema ortográfico. 14. Articulação morfossintática: correlação entre teoria e prática de ensino. 15. A sintaxe no texto: subordinação e coordenação. 16. Significação e contexto: propostas de ensino. 17. Ensino de estratégias de textualização: a construção do sentido do texto. 18. Tradição gramatical, tipos de gramática e ensino de gramática. 19. O atendimento educacional especializado. 20. Estratégias Pedagógicas para atender as necessidades dos discentes surdos. 21. Atuação e papéis do intérprete educacional de Língua de Sinais. 22. Histórico dos intérpretes de Libras educacionais no Brasil. 23. Os profissionais envolvidos na educação de surdos: o intérprete de Libras e o professor regente do ensino regular, o intérprete de Libras e o estudante surdo; 24. As competências necessárias ao intérprete educacional. 25. Neutralidade e imparcialidade na interpretação. 26. Currículo e surdez. 27. O papel do instrutor/professor de Libras. 28. Desafios e possibilidades da educação de surdos.